Ciência

O telescópio caçador de asteróides para identificar corpos perigosos que ameaçam a Terra

Redação Hypeness - 17/06/2021 | Atualizada em - 22/06/2021

A Agência Espacial dos EUA (NASA) anunciou a construção de um telescópio que irá caçar asteróides que estejam próximos da Terra. A ideia é criar uma rede de observação para garantir a defesa planetária de objetos que possam causar algum risco contra nosso planeta.

– NASA está mais perto de fazer contato alienígena mas cientista tem receio: ‘É uma péssima ideia’

O Near Earth Object Suveyor (Vigilante de Objetos Próximos à Terra) ou NEO Surveyor vai identificar potenciais asteroides cuja rota pode entrar no nosso planeta. A ideia é alimentar o banco de dados para identificar esses objetos e, caso necessário, encontrar maneiras de impedi-los antes do impacto com nosso mundo.

O ‘caçador de asteroides’ utilizará ondas infravermelhas para entender onde estão os objetos que podem causar risco à existência humana

O NEO Surveyor será desenvolvido no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, na Califórnia e será lançado no primeiro semestre de 2026.

– Axiom Space e NASA anunciam primeira missão totalmente privada ao espaço

Entretanto, o equipamento contará com algumas tecnologias inovadoras. Atualmente, asteroides e cometas que passam próximos do nosso planeta são identificados apenas por telescópios que estão aqui na Terra. Eles são incapazes de localizar os objetos cósmicos durante a noite e também os que estão na direção do Sol, por conta do brilho excessivo.

O NEO Surveyor terá lentes específicas para mapear os corpos que vem da direção do Sol e também poderá identificar asteroides ‘no escuro’.

“O telescópio terá a capacidade de acelerar a capacidade da Nasa de identificar asteroides e cometas que podem ser uma ameaça para a Terra. Ele está sendo desenvolvido para identificar 90% dos asteroides com mais de 140 metros de tamanho”, explicou Mike Kelley, que trabalha no desenvolvimento do equipamento da NASA.

– Arquitetos projetam o aeroporto do futuro para viagens espaciais comerciais

“O NEO Surveyor também aumentaria significativamente a capacidade da Nasa de determinar os tamanhos e características específicos dos NEOs recém-descobertos usando luz infravermelha, complementando as observações em andamento conduzidas por radares e observatórios baseados em terra”, explica Amy Mainzer, cientista da Nasa que trabalha no telescópio.

Publicidade

Fotos: Divulgação/NASA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Teoria de Einstein é confirmada por cientistas que observaram luz atrás de buraco negro