Diversidade

NFL: jogador faz história ao se assumir gay – preconceito deixa sociedade em negação

Vitor Paiva - 28/06/2021 | Atualizada em - 29/06/2021

Aos 28 anos o jogador de futebol americano Carl Nassib já escreveu seu nome na história do Las Vegas Raiders como um dos grandes atletas da linha de defesa da atualidade – mas sua marca dentro da liga do esporte nos EUA, acaba de ir muito além ao se tornar o primeiro jogador em atividade da NFL a assumir que é gay. O anúncio histórico foi feito através de um vídeo publicado em seu perfil no Instagram na última segunda-feira, de forma direta e franca, aproveitando o mês do Orgulho LGBTQIA+ para o momento que ele afirma estar se preparando há 15 anos.

Carl Nassib se tornou o primeiro atleta em atividade da NFL a se assumir gay

Carl Nassib se tornou o primeiro atleta em atividade da NFL a se assumir gay © Getty Images

-Pressionado, time de futebol americano aceita mudar de nome após protestos antirracistas

“E aí, pessoal, eu sou Carl Nassib, estou na minha casa aqui em Westchester, Pensilvânia. Eu só queria tomar um momento rápido para dizer que sou gay”, diz o atleta no vídeo. “Eu tenho pretendido fazer isso há um tempo, mas eu finalmente me sinto confortável o suficiente para tirá-lo do meu peito”, afirmou. A declaração já havia alcançado cerca de 750 mil likes no momento da feitura dessa matéria, e foi acompanhada do anúncio de uma doação de 100 mil dólares para o Projeto Trevor, uma organização de prevenção de suicídio e crises entre jovens LGBTQIA+.

Nassib agradece, em seu post, aos familiares e amigos que ofereceram apoio para tornar possível que ele “orgulhosamente” enfim se assumisse gay, assim como à NFL, seus técnicos e seus companheiros de time – e agradeceu especialmente aos que, antes dele, trilharam o caminho para seu gesto. “Eu não sei toda a história por trás de nossa corajosa comunidade LGBTQ, mas eu desejo aprender e ajudar a continuar a luta por igualdade e aceitação”, escreveu. O jogador está em sua quinta temporada na liga, e antes de atuar pelo Las Vegas Raiders, defendeu o Cleveland Browns e o Tampa Bay Buccaneers.

Carl Nassib se tornou o primeiro atleta em atividade da NFL a se assumir gay

Nassib liderando o Las Vegas Raiders em partida recente © Instagram

-Super Bowl: comercial da Microsfot exalta 1ª técnica mulher e LGBTQ+ da NFL

A declaração de Nassib foi celebrada nas redes e em comunicados oficiais, com destaque para a declaração de Roger Goodell, atual comissário da NFL – espécie de presidente da liga profissional de futebol americano – que confirmou que a “família da NFL está orgulhosa de Carl por corajosamente compartilhar hoje sua verdade”. A nota de Goodell confirma a importância do gesto do atleta como um marco pela igualdade. “A representação é importante. Compartilhamos sua esperança de que, em breve, declarações como as dele não sejam mais dignas de nota, enquanto marchamos em direção à igualdade total para a comunidade LGBTQ+”, diz o comunicado.

Carl Nassib se tornou o primeiro atleta em atividade da NFL a se assumir gay

O atleta é um dos mais celebrados jogadores de defesa atuais © Getty Images

-A linda vitória de Shaquem: com mão amputada, atleta se torna profissional na NFL

Quem também celebrou a posição do atleta foi o jogador de basquete Jason Collins, o primeiro atleta a se assumir gay enquanto em atividade na NBA – Collins assim se declarou em 2014, quando atuava pelo time Brooklyn Nets. “Muito orgulho de Carl Nassib! Incrivelmente feliz por ele e não posso esperar por vê-lo jogando na próxima temporada”, escreveu Collins em seu perfil no Twitter. O marco do gesto de Nassib é claro índice do quanto as pessoas de modo geral vivem em negação quando o tema é se assumir dentro do mundo dos esportes, e por isso se faz tão importante – para além do contexto esportivo, como feito para a história do país.

Carl Nassib se tornou o primeiro atleta em atividade da NFL a se assumir gay

As reações celebrando o gesto de Carl Nassib se espalharam pelas redes e o mundo dos esportes © Getty Images

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Juiz absolve mãe denunciada por iniciar filha no Candomblé e dá recado sobre intolerância religiosa