Debate

Noruega vai ao divã após lançamento de guia ilustrado com 60 posições sexuais

23 • 06 • 2021 às 19:00
Atualizada em 25 • 06 • 2021 às 10:15
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um guia de posições sexuais realizado e divulgado pelo canal de televisão público NRK, da Noruega, vem causando celeuma entre a população do país escandinavo: trazendo 60 diferentes posições ilustradas por belas fotografias em preto e branco com os mais diversos casais “performando” cada posição, o guia foi publicado no site da emissora, e disponibilizado em inglês e norueguês. Segundo reportagem do Daily Mail, a resposta popular foi intensa, com críticas diversas, mas com reações positivas – de acordo com o diretor da NRK, os elogios vieram em quantidade muito maior do que as críticas.

Posição "O Sapo", segundo o guia

Posição “O Sapo”, segundo o guia

-Após Portugal, agora Noruega também descriminaliza uso de qualquer tipo de droga

Ilustrado com casais heterossexuais e homossexuais, o guia traz não somente as imagens, mas também informações detalhadas sobre cada posição – suas vantagens e peculiaridades, assim como dicas para a realização de determinada parte ou movimento e para alcançar maior prazer. Os nomes das posições são parte essencial do guia: entre clássicos como 69, “missionary” – normalmente traduzido como “papai-e-mamãe” – e “cachorrinho”, encontram-se posições como “Flamingo”, “O Sapo”, “Spaghetti”, “A Roda da Fortuna” e “Coala espremedor”.

A posição "Spaghetti", realizada por um casal de mulheres

A posição “Spaghetti”, realizada por um casal lésbico…

A posição "Spaghetti", realizada por um casal hétero

…e hetero no guia norueguês

-Matpakke: O que o lanche simples e feito em casa revela sobre a Noruega

Segundo o guia, a posição “Spaghetti”, por exemplo, é uma versão aprofundada do “papai-e-mamãe” – na qual uma das partes do casal se deita com a barriga pra cima, mas com uma ou ambas as pernas elevadas, apoiadas na outra pessoa. “As mãos estão livres, então é possível tocar os seios, a vulva, o clitoris ou o pênis. É uma questão de simplesmente se sentir bem com o que é bom”, diz o guia sobre uma das vantagens dessa posição – que pode ser aprimorada, segundo o texto, com um ou dois travesseiros embaixo dos quadris.

Posição "Tigre"

Posição “Tigre”

Posição “Coala espremedor”

Posição “Coala espremedor”

-Mulheres mostram quais são as suas posições preferidas em série fotográfica impactante

O mesmo tipo de conteúdo amplo e detalhado é oferecido para cada posição, trazendo também possibilidades específicas para quem sofre de condições como dores nas costas ou para mulheres grávidas. Segundo o editor Reidar Kristiansen, o guia foi desenvolvido em parceria com mais de 20 especialistas, entre profissionais da sexologia, da psicologia, da medicina, terapeutas e mais. “Estamos certos de que avaliamos tudo corretamente, e por isso não iremos alterar nada”, comentou o editor para o jornal alemão Bild a respeito das críticas, lembrando que todos os envolvidos com o projeto concluíram se tratar de um guia “útil e importante”.

Posição “Flamingo”

Posição “Flamingo”

-Conheça o parque que tem as esculturas eróticas mais criativas que você já viu

Todas as duplas mostradas nas fotografias são de fato casais na vida real, que contaram também com apoio psicológico para a realização do trabalho –  as posições foram encenadas e posadas para os ensaios – as fotos não mostram, portanto, nenhuma prática sexual “real”, mas sim ilustrações das posições. De acordo com a reportagem, 97 reclamações foram enviadas à NRK desde a publicação, mas Kristiansen garante que, dos cerca de 1 milhão de acessos que o guia alcançou dias após seu lançamento, a maior parte das reações foi positiva.

Posição "Cachorrinho"

Posição “Cachorrinho”

Publicidade

© fotos: NRK


Canais Especiais Hypeness