Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em parceria com o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), o Data Labe, laboratório de informações e narrativas do Complexo da Maré, obteve um dado que evidencia o racismo no nosso país: 85% das pessoas que já sofreram abordagens da polícia são negras.
– iPhone tem atalho que pode combater violência policial: ‘Ei Siri, tô tomando um enquadro’
A campanha-pesquisa ‘Por que eu?’ busca jogar luz sobre a escuridão dos dados sobre a truculência policial no país: sem dados sobre as abordagens das polícias do Brasil, o Data Labe e o IDDD decidiram coletar essas informações com a população para entender a realidade estatística das abordagens.
Pesquisa revela que as abordagens policiais tem como principais alvos os jovens negros, que também são as maiores vítimas da violência da PM
“Não há na base da polícia dados de abordagem policial. Então a ideia é realmente discutir, sair do imagético. Construir dados para discutir como a raça interfere nas abordagens policiais. Nós sempre dizemos que isso acontece, agora mostraremos os dados”, explica a cientista de dados do Data Labe Samantha Reis.
– Jovem negro denuncia violência da Polícia Militar com ensaio fotográfico poderoso
Então, o Data Labe rodou um questionário para a população: foram 1761 respostas com garantia de anonimato que exibiram a face do racismo no Brasil: 85% dos abordados pela polícia são negros e 55% são homens. “É bem interessante como a figura da pessoa negra é lida como um medo social, um perigo pela polícia”, completa Samantha
Racismo: população luta contra a truculência policial contra pretos no Brasil
“Os dados compilados estabelecem um padrão muito simples: jovens negros são abordados indistintivamente. Além disso, mostram que o tratamento recebido é muito mais violento e opressor quando comparado às respostas das pessoas autodeclaradas brancas. Esse mapeamento ocupa um lugar que é deixado propositalmente vazio pela polícia. O estado, não divulgando seus dados sobre abordagens, reproduz sua conduta: a subjetividade.”, comenta o coordenador do Data Labe Paulo Mota.
– Jacarezinho é alvo de massacre policial em chacina mais letal da história do RJ
“A polícia já tem o jovem negro como suspeito e por isso o abordam mais e mais violentamente. Então os dados pressionam para que haja critérios claros e documentação pertinente para cada abordagem, em acordo com a decisão da corte interamericana em caso apresentado pelo IDDD. Assim, os dados vão encorpar defesas, ações no Ministério Público para pressionar por critérios mais claros de abordagens e assim frear a ação racista da polícia”, completa.
Confira um vídeo da campanha-pesquisa:
Samantha Reis, que participou da elaboração da pesquisa, vai dar uma palestra no festival Social Good Brasil falando sobre como o uso de dados pode ser transformador. No dia 24 de junho, das 19h às 21h30, a Samantha vai compartilhar um pouco da sua experiência no SGB 365. O evento é gratuito e mostra como a informação pode ser transformadora para a nossa realidade.
Publicidade
Duas mulheres se fantasiaram de idosas para furar a fila de vacinação contra a covid-19. A história absurda...
Mais uma vez, as redes sociais foram tomadas por um debate sem sentido sobre o nazismo. Setores da direita brasileira...
Uma professora moradora de Perdizes, na zona oeste de São Paulo, foi fotografada nua dentro de sua própria casa por...
A história do professor americano John Corcoran é tão incrível que mais parece o enredo de um livro – que...
A final da Copa do Mundo entre França e Croácia provocou uma verdadeira mobilização social nos quatro cantos do...
Oficina, carros, ferramentas, homens sujos de graxa. Isso parece tudo, menos um cenário para um comercial de produto...
Em entrevista ao UOL, o ex-BBB Felipe Prior se defendeu das alegações de estupro e reclamou do tratamento dado pela...
Apropriação cultural e racismo são dois temas mais quentes, complexos e polêmicos nas relações humanas, e que...
A apresentadora Ana Maria Braga move ação na Justiça pelo Louro José. A loira pede o reconhecimento da criação do...