Inspiração

Pharrell Williams abre escola particular para estudantes de baixa renda

Redação Hypeness - 14/06/2021 | Atualizada em - 15/06/2021

O cantor e compositor Pharrell Williams, vencedor de vários prêmios Grammy, anunciou recentemente que deve abrir uma escola particular em no bairro de Norfolk, uma cidade independente do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, inicialmente voltada para alunos do terceiro ao quinto ano de famílias de baixa renda.

Assim, Pharrell se tornará o mais recente artista em todo o país a liderar uma alternativa às escolas tradicionais. Chamada “Yellowhab”, a iniciativa fornecerá educação gratuita para os 40 a 50 alunos, pelo menos durante o primeiro ano.

A micro-escola, planejada para ser inaugurada em meados de setembro deste ano, em local ainda não revelado, oferecerá “uma educação altamente personalizada que une oportunidades de aprendizagem transformadoras na escola, em casa, online e na comunidade”, de acordo com um comunicado à imprensa. Os alunos serão escolhidos por sorteio, mas o artista tem ainda o plano de, eventualmente, abrir mais escolas.

Haverá ênfase em ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática – ou STEAM. A ideia para a escola é uma conseqüência dos acampamentos de verão com foco no STEAM que Williams começou em 2008.

Ele também tentou o modelo escolar atual, que ele afirma reprovar muitos jovens.

“Se o sistema for injusto, então ele precisa ser quebrado”, disse Williams sem rodeios no comunicado. “Não queremos um aprendizado sincronizado onde tantas crianças ficam para trás; queremos um aprendizado sob medida projetado para cada criança, onde as coisas que fazem uma criança diferente são as mesmas coisas que farão uma criança se levantar e voar”.

Celebridades e a educação

LeBron James abriu uma escola “I Promise” em Akron, Ohio, em 2018 para alguns dos piores alunos com desempenho do distrito, e recebeu críticas positivas. Os graduados que frequentam a Universidade de Akron agora têm a chance de conseguir uma ajuda financeira a mais por meio de um programa de bolsas anunciado este ano.

Deion Sanders, do Hall da Fama do Futebol Profissional, no entanto, teve um mandato difícil como cofundador da Prime Prep Academy em Dallas, uma escola uma escola independente, que foi inaugurada em 2012. Ela fechou no início de 2015, e o The Washington Post publicou que a existência da escola “foi marcada por dívidas esmagadoras, lutas internas e um rastro de processos”.

Um artigo de 2018 em voanews.com fala de incursões na educação de cantores, atletas e outras personalidades com resultados variados.

Nada disso dissuade Leon Rouson sobre o esforço de Pharrell em Norfolk. Rouson é professor da Escola de Educação da Universidade Estadual de Norfolk e diz que o projeto Yellowhab é “um esforço para melhorar as oportunidades educacionais para todos” – particularmente para certas populações. “É preciso dar crédito a esse esforço”, disse Rouson, que está na NSU há 17 anos e é ex-professor de escola pública.

Algumas celebridades acreditam que podem ajudar grupos que tiveram dificuldades em sala de aula. “Eles querem causar algum tipo de impacto”, disse Rouson. “Tem que começar com a educação. Eles entendem isso” em entrevista ao Virginia Mercury.

Pharrell prevê que suas pequenas escolas particulares se expandam para outros locais. E não há planos de buscar aprovação local ou financiamento para tornar a escola uma licença pública, disse um oficial de Yellowhab ao The Virginian-Pilot. Essas escolas às vezes são criticadas por drenar fundos e outros recursos do sistema escolar público.

Também não acho que este seja um projeto de vaidade para o artista talentoso. Ele colocou seu nome, talento e dinheiro em muitos projetos pelos quais se preocupa. Para as crianças que frequentam as escolas de Pharrell, a experiência pode desencadear todos os tipos de possibilidades.

Publicidade

Destaque: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jovem grávida de gêmeos assusta por barriga minúscula às vésperas de dar à luz