Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados vai votar o Projeto de Lei 490, um pacote de ataques aos povos indígenas no Brasil. O texto, que tramita na casa desde 2003, prevê a adoção do chamada ‘marco temporal’, que reduziria as demarcações futuras de terras indígenas, além de, na prática, liberar o garimpo no espaço de direito indígena.
– Garimpeiros avançam e desmatamento em terras indígenas aumenta 59% durante a pandemia
Terras indígenas Parakana cercadas pelo desmatamento no sul do Pará
O PL490 circula há anos na Câmara dos Deputados e se tornou um frankenstein com as piores ideias possíveis para as terras indígenas. Resumidamente, o PL permite a exploração de garimpeiros em terras indígenas e cria o chamado ‘marco temporal’, um dispositivo que limita a demarcação de terras indígenas somente ao período pós-constituição de 1988.
Para entender melhor o marco temporal leia nossa matéria ‘ O que é o marco temporal e como ele pode legitimar injustiças contra povos indígenas’.
Ao adotar o Marco Temporal, o Brasil vai praticamente zerar a possibilidade de criar novas terras indígenas. E com a exploração econômica liberada nas TIs, a própria existência das que já foram demarcadas é colocada em risco.
“O PL é inconstitucional e pode acabar com as demarcações das Terras Indígenas no Brasil, possibilitando a abertura dos territórios para explorações predatórias. Além do PL 490 outras propostas anti-indígenas e que representam uma ameaça ao meio ambiente estão em pauta no Congresso”, afirma a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, em manifesto.
– Ruralistas querem liberar caça no Brasil. Inclusive em áreas de conservação
“O PL vai trazer uma mudança significativa em termos de demarcação de terras indígenas. Não somente o texto original do projeto, mas o substitutivo que foi apresentado pelo relator Arthur Oliveira Maia (DEM-BA)”, afirma Joenia Wapichana, deputada pela Rede de Roraima e indígena da etnia Wapichana, ao Brasil de Fato. “O próprio texto do PL 490 ele já inclui o texto do Marco Temporal que está sendo discutido no Supremo Tribunal Federal. Eu diria que, sim, é uma prioridade hoje rejeitar esse PL 490 que está em trâmite”.
Ao redor de todo o país, os indígenas se organizaram para pressionar os parlamentares a votar contra o projeto ou tentar barrar sua tramitação. No Acre, a rodovia BR-364 foi fechada pela Federação do Povo Huni Ku, que representa 18 povos indígenas do estado.
Mas o grande movimento de resistência está acontecendo no Congresso Nacional. Milhares de indígenas foram para a sede da Câmara dos Deputados para tentar pressionar os parlamentares à interromper o trâmite e acabar com o projeto na raiz.
A Polícia reprimiu os indígenas e agride violentamente os indígenas. Há diversos feridos:
DENUNCIEM!
Povos indígenas estão sendo fortemente atacados pela polícia em Brasília por protestarem contra a votação do PL490. #PL490Nao pic.twitter.com/bb7AnQXIfc— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) June 22, 2021
A CCJ decidiu adiar a votação do texto.
O texto circula nas comissões da Câmara desde 2007. O autor, o deputado Homero Pereira, morreu em 2013. De lá para cá, sempre é revivido. Lideranças indígenas afirmam que o projeto de lei dá abertura para legalizar garimpo em terra indígena.
— Marcos Candido (@Markurgh) June 22, 2021
A luta pela continuidade das terras indígenas não acaba. É urgente pressionar nossos representantes pela manutenção desses direitos que são essenciais para a preservação da vida desses povos e do meio ambiente do nosso país.
Publicidade
O suicídio de Champignon em 2013 deixou todo mundo consternado, ainda mais porque o músico falecia poucos meses...
O preconceito racial fere milhares de pessoas ao redor do mundo diariamente e, embora estejamos em 2017, ainda há...
A Seleção de Handebol de Praia da Noruega foi multada em R$ 9 mil (ou € 1,5 mil) por abandonar os biquínis de seus...
Você, que está lendo este texto, faz parte da metade da população mundial que tem acesso à internet. Para nós,...
Contrariando todas as orientações e pesquisas científicas que confirmam a importância da vacinação infantil para...
Uma pesquisa feita pelo Instituto Pólis na cidade de São Paulo identificou que as pessoas mais afetadas pelo...
A empresa Energoatom, responsável pelos reatores nucleares de quatro usinas ucranianas, anunciou que a região onde...
A democracia brasileira possui pouco mais de 30 anos de vida. Neste período muitas coisas aconteceram, com o...
Vem causando intensa polêmica a inauguração de uma estátua na cidade de Sapri, povoado ao sul da Itália, em...