Arte

Portal com ‘segredos do Universo’ atrai milhares de visitantes ao Sri Lanka

Redação Hypeness - 14/06/2021 | Atualizada em - 15/06/2021

A região de Rajarata, no Sri Lanka, abriga um mistério. É lá que fica a cidade sagrada de Anuradhapura, declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 2006, e que reúne dezenas de templos budistas, palácios, jardins e estupas, edificações que são uma espécie de mausoléu. É também ali, no parque Ranmasu Uyana, que fica um inexplicável “mapa” que atrai turistas do mundo todo. 

Os segredos deste misterioso livro intraduzível de 600 anos

Chamado de Sakwala Chakraya (“Ciclo do Universo“, em tradução livre), o desenho foi esculpido em uma rocha de quase dois metros de diâmetro. Historiadores e arqueólogos não sabem dizer exatamente o que ele significa ou quem o teria feito. 

Em entrevista à “BBC”, o professor Raj Somadeva, da Universidade de Kelaniya, no Sri Lanka, afirmou que é possível que o painel seja datado do ano 7 d.C., mas ressalta que é impossível saber com precisão porque “sua existência, função ou qualquer coisa relacionada a ele não é mencionada em nenhum dos registros históricos, que foram meticulosamente mantidos por monges budistas”.

Maior astrônomo de Harvard acredita que alienígenas tentaram contato com a Terra em 2017

O desenho na rocha possui sete círculos concêntricos localizados bem no meio da pedra, de formato também circular. A rocha ainda é dividida por uma linha vertical e outra horizontal e dividida em quatro partes iguais, nas quais aparecem outros pequenos círculos desenhados. Na margem, é possível identificar ilustrações de peixes.

Embora o “Ciclo do Universo” esteja cercado por construções e elementos budistas, suas características não se assemelham a nenhum deles. Isso faz os pesquisadores acreditarem que não há nenhuma ligação com a rocha misteriosa e a religião. 

A primeira vez que a rocha foi identificada foi graças a um comissário britânico alocado no Sri Lanka H.C.P. Bell descreveu o painel em 1911, em um documento enviado ao governo local. 

Podem haver mais de 30 civilizações alienígenas ‘ativas’ em nossa galáxia, aponta estudo

Este antigo ‘mapa do mundo’, talvez o mais antigo que existe, é de um interesse extraordinário. Sua presença… testemunha a antiguidade do conhecimento astronômico ainda buscado em alguns dos monastérios budistas do Ceilão.

De acordo com a “BBC, na época, Bell interpretou que os círculos e os desenhos da rocha representassem a Terra, os oceanos e o Universo. 

Por outro lado, para muitos turistas, apreciadores de ufologia e curiosos de plantão, o desenho é um portal para o espaço sideral, como há outros espalhados pelo mundo, no Egito e no Peru, por exemplo. Sua proximidade com uma montanha reforça crenças de que possíveis naves espaciais pousassem ali. O monte, inclusive, é chamado de “Montanha Alienígena”. 

 

Publicidade

Foto: Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.