Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A educação vai nos fazer chegar mais longe e abandonar antigos padrões limitadores. Os professores de uma escola na Espanha fizeram um protesto em solidariedade a um aluno expulso no ano passado por ir às aulas usando saia. Os docentes então apareceram na classe vestindo também a peça de roupa, falando sobre gênero e respeito.
Tudo isso faz parte do movimento Clothes Have No Gender (#roupanãotemgenero), que visa acabar com as normas estereotipadas de gênero no país europeu.
Ortega (esquerda) e Velázquez (direita) estão lutando contra os estereótipos de gênero
O movimento estava em seu momento mais alto no final de outubro e início de novembro de 2020, mas recentemente ganhou atenção renovada na vida real, online e na mídia, à medida que mais professores se juntaram ao protesto.
No início de maio de 2021, Manuel Ortega, 37, e Borja Velázquez, 36, começaram a frequentar as aulas vestidos com saias, em resposta a um caso de bullying na escola primária Virgen de Sacedon na cidade de Valladolid, onde trabalham.
O professor Borja Velázquez, junto com seu colega de trabalho Manuel Ortega, reacendeu o movimento “Clothes Have No Gender” após o incidente
Neste caso particular, um menino foi intimidado por usar um moletom de anime, teve que suportar calúnias homofóbicas e tirou a peça de roupa. Assim, ambos decidiram se juntar ao movimento “Clothes Have No Gender”, usar saias para ministrar suas aulas e ensinarem seus alunos sobre tolerância, respeito e diversidade.
De acordo com Velázquez, que falou com o El Pais, eles queriam ensinar às crianças que as palavras machucam e que é preciso mudar. Afirmaram ao veículo de imprensa que os meninos são livres para brincar de cozinha ou ter cabelos longos e as meninas cabelo curto e gostar de futebol.Algumas das coisas que eles ensinaram a seus alunos incluem que não há problema para os meninos estarem na cozinha ou ter cabelo comprido, mas também é perfeitamente normal que as meninas amem futebol e tenham cabelo curto
Esta é “a ponta do iceberg”, afirmam, e deve ser complementada com mais ações do gênero. O colégio conta com um espaço violeta para ilustrar condutas tóxicas nas relações, com um kit da não-violência, criado pelos estudantes. Ali são encontrados medicamentos como “band-aids para o respeito” ou “esparabraços”.
Em outro colégio espanhol, o professor José Piñas foi um dos primeiros a mostrar solidariedade no trabalho no outono de 2020, depois que um aluno foi expulso por usar saia. O estudante Mikel Gómez, de 15 anos, foi expulso de sua escola em Bilbao e chegou a ser encaminhado a psicólogos durante a aula por usar saia.
O jovem compartilhou o ocorrido em um vídeo que acabou viralizando no TikTok:
@mikelgmzNo me daba tiempo a contarlo todo☠️#parati♬ original sound – Mikel Gómez
De acordo com o vídeo, Gómez fez isso para apoiar o movimento feminista e pessoas trans e se levantar contra o bullying – além do mais, era uma peça que ele tinha vontade de usar e ponto. Depois de ser postar o vídeo denunciando a escola, ele fez com que centenas de meninos usarem saias em protesto.
No início de novembro, estudantes e professores do sexo masculino em toda a Espanha se solidarizaram com Gómez e contra o ódio usando roupas femininas estereotipadas. O movimento iniciou um debate acirrado na Espanha entre educadores e pais que continua até hoje.
Publicidade
Na última sexta-feira, um vídeo postado pela ativista Luisa Mell no Instagram chocou a internet, criando uma corrente...
Ainda pouco conceituada, a chamada "cultura do cancelamento" parte do princípio de que atitudes ou posicionamentos...
Tá, essa é inacreditável. Três homens cis alemães investiram dinheiro na criação de um produto que resolve um...
Após uma tumultuada saída da Globo de Goiás, Matheus Ribeiro foi contratado pela Record de Brasília para ancorar o...
O limite entre um fetiche excitante e uma atitude invasiva e até mesmo abusiva é tênue, e reside no desejo dos...
No meio de 2018, Nego do Borel lançou Me Solta. Durante o clipe produzido por Kondzilla, o cantor aparece beijando...
Um mero jogo da terceira divisão do campeonato polonês de futebol ganhou atenção internacional não exatamente pela...
A Greve Geral marcada para sexta-feira (14) deve contar com adesão de setores nevrálgicos da sociedade. Pelo menos 16...
O Hospital das Clínicas de Porto Alegre confirmou, nesta quarta-feira (24), a superlotação de leitos nas unidades de...