Diversidade

‘Salve-se Quem Puder’, da Globo, exibe 1º beijo entre homem trans e mulher cis da TV

Redação Hypeness - 29/06/2021

As próximas semanas de “Salve-se Quem Puder” prometem muitas emoções para os fãs da novela, única exibida pela Globo com episódios inéditos durante a pandemia de covid-19. 

A trama vai entrar para história ao exibir o que será o primeiro beijo entre um homem trans e uma mulher cis da televisão brasileira. Em cena estão Catatau (Bernardo de Assis) e Renatinha (Juliana Alves), que evoluem de “amizade colorida” para um relacionamento mais sério. Uma pessoa é chamada de cis quando se identifica com seu gênero de nascença. 

Leia também: Homem trans celebra dispensa do Exército aos 33 anos: ‘Tenho direitos’

Bernardo e Juliana em cena de “Salve-se Quem Puder”

Exemplo que vem da arte 

Bernardo de Assis tem 26 anos e iniciou a transição de gênero há cinco. Ele contou ao jornal Extra que perdeu vínculos familiares mais próximos após se assumir como homem trans, mas que foi acolhido por amigos. 

O ator ressaltou ao Extra a representação dos personagens interpretados por uma mulher negra, Juliana Alves, e um homem trans. “É um casal emblemático. Quando Renatinha assume Catatau para o mundo, não está falando só ‘eu estou com ele’, mas também ‘não importa o que pensem, nós vamos exercer a nossa afetividade'”, disse Bernardo, que confessou ainda estar ansioso para assistir ao final dos dois personagens. 

– Elliot Page aparece sem camisa pela 1ª vez e celebra liberdade

 

Primeiro beijo gay

Agora celebrando o primeiro beijo envolvendo uma pessoa trans, a televisão brasileira viu, em rede nacional, dois homens se beijando há apenas sete anos. A cena foi exibida em “Amor à Vida”, da Globo. 

O beijo entre dois homens gays cisgênero foi protagonizado pelos atores Matheus Solano e Thiago Fragoso, Félix e Nino da novela. 

Primeiro beijo entre homens da TV Globo aconteceu na novela Amor à Vida, em 2014

“Me lembro bem da primeira cena em que gravamos juntos e o Maurinho Mendonça, diretor, me chamou e disse que a cena era para ver se o casal ‘ia colar com o público’. E colou. O público torceu muito pelo casal. E torceu tanto que começou a exigir um beijo, afinal um casal que não se beija numa novela tem algo errado”, disse Matheus Solano à revista Quem.

Publicidade

Fotos: Reprodução/TV Globo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.