Debate

Secretário diz que mulheres se vacinam pela manhã para ‘fazer comida cedo’; vídeo

Redação Hypeness - 15/06/2021 às 11:56

Secretário da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque justificou a divisão de horários entre homens e mulheres para a vacinação na capital. Segundo ele, as mulheres são vacinadas na parte da manhã para que elas possam “voltar logo para fazer a comida cedo”.

Ao vivo, o repórter da TV Clube, afiliada da TV Globo no Piauí, havia questionado Albuquerque a respeito dos horários de vacinação contra a covid-19 na cidade. Mulheres no período da manhã, definiu a prefeitura, das 9h às 13h; e homens à tarde, das 13h às 17h.

– Mia Khalifa posta foto na CPI em brincadeira que constrange alguns senadores

Albuquerque se pronunciou por meio de assessoria e disse que fala foi “brincadeira”

– Vídeo bomba com deboche de incompetência do governo na compra de vacinas da Pfizer

A fala machista do secretário gerou revolta nas redes sociais e comentários sobre a mente ultrapassada do gestor. A fala de Gilberto foi classificada como “absurda”, “machista” e “patética”.

Confira a delcaração machista abaixo: 

Espetáculo machista 

– Serrana controlou pandemia com vacina e é exemplo para o Brasil

Shéridan Oliveira (PSDB), deputada federal de Roraima, criticou o comentário do secretário. 

“Se você não viu problema nesta fala tão problemática, recomendo uma leitura sobre machismo estrutural. A pandemia piorou significativamente o fato de as atividades domésticas e familiares se concentrarem desigualmente sobre as mulheres. Isso é um problema social e de gênero”, escreveu no Twitter.

– Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina emitiu nota à imprensa, mas acabou deixando a justificativa da divisão de horários ainda mais desastrosa. O órgão declarou que as mulheres terão vacinação pela manhã devido ao “reconhecimento por elas terem o dom da vida”.

– Covid: Brasil pode demorar mais de 600 dias para vacinar população

Já a respeito da fala de Gilberto Albuquerque, a assessoria informou que “a declaração foi em tom de brincadeira e reconhecimento de que as mulheres exercem mil funções no seu dia a dia, seja como profissionais, mães, donas de casa, filhas, avós ou netas”.

A cidade de Teresina entra, a partir desta terça-feira (15), em uma nova fase de imunização contra a covid, com foco em pessoas entre 50 e 51 anos. O estado do Piauí já aplicou a primeira dose em 1.499.527 de pessoas e 306.464 delas já receberam a segunda dose da vacina, segundo dados fornecidos pelo governo estadual.

Publicidade

Fotos: Reprodução/TV Clube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness