Debate

Segurança é condenado pela Justiça por expulsar mulher trans de banheiro em shopping

Redação Hypeness - 08/06/2021

Acusado de expulsar Lanna Hellen, uma mulher trans, do banheiro feminino de um shopping em Maceió, o segurança José Rui de Góis foi condenado pela Justiça de Alagoas pelo crime de racismo, que também abrange transfobia e LGBTfobia, a pena de um ano e seis meses. O tribunal de Justiça do estado publicou a decisão oficial nesta segunda-feira (7). 

De acordo com a 14ª Vara Criminal da Capital, a decisão se baseia justamente na determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que, desde de junho de 2020, autorizou a criminalização de atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais, enquadrados dentro do crime de racismo. 

– Luísa Sonza promove debate sobre transfobia após ser chamada de travesti

– Equipe de Íris se desculpa por caso de transfobia contra Ariadna em ‘No Limite’

Para Góis, a pena de um ano e seis meses de reclusão foi convertida em pagamento de multa e de prestação de serviços à comunidade, que serão “pagos” ao longo do mesmo prazo. O segurança pego em flagrante, considerando que, no momento da agressão, Lanna protestou no local e atraiu atenção de quem frequentava o shopping em caso que repercutiu nacionalmente, principalmente nas redes sociais. 

– ‘BBB’: Karol Conká acusa Nego do Borel de transfobia: ‘Você é igual essa galera estranha?’

Lann foi alvo de preconceito de segurança de shopping

A Justiça destacou ainda que o segurança do shopping tinha que garantir igualdade para todos os clientes. O fato da humilhação ter ocorrido em um momento de grande fluxo de pessoas também contou para a condenação, pois colaborou para aumentar o constrangimento da vítima. 

Publicidade

Foto 1: Reprodução / Twitter
Foto 2: Reprodução / Instagram
Foto 3: Reprodução / Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Casal diz que ataque racista contra jovem negro no Leblon não foi por causa da cor de pele