Ciência

Serrana controlou pandemia com vacina e é exemplo para o Brasil

Redação Hypeness - 07/06/2021 | Atualizada em - 09/06/2021

Da noite para o dia, a cidade de Serrana, de 45 mil habitantes, em São Paulo, passou a ser conhecida nos quatro cantos do país. O município foi protagonista de uma pesquisa sobre vacinação da Covid-19 feita pelo Instituto Butantan em parceria com a Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP Ribeirão Preto), que vacinou quase toda a população adulta da cidade. Os resultados da pesquisa foram apresentados no “Fantástico“, da TV Globo, no último domingo, e são um sopro de esperança.  

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid; entenda

Portal de entrada do município de Serrana, em São Paulo.

Os dados apresentados ao fim da pesquisa mostram que de 699 casos em março, quando a vacinação em massa em Serrana começou, a cidade registrou “apenas” 251 em abril. O número de mortes passou de 20 para seis.

No começo da pesquisa, a cidade de Serrana foi dividida em quatro grupos de controle. O relatório final do estudo mostra que os números de hospitalizações e casos sintomáticos passaram a cair quando esses quatro coletivos completaram a primeira rodada de imunizações. 

Porém, para os cientistas, o controle da pandemia na cidade aconteceu de fato quando três dos quatro grupos receberam a segunda dose, o que representou 75% da população imunizada. 

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Profissional de saúde aplica vacina em uma moradora de Serrana.

Na primeira rodada, a equipe vacinou 27.722 pessoas em Serrana, 97,7% da população alvo. Para a segunda dose, foram vacinadas 27.160 pessoas, cerca de 95,7%. Ao fim de todo processo, houve uma redução de 95% no número de mortes, com 80% menos casos sintomáticos e 86% menos internações hospitalares.

“Esse é um estudo inédito no mundo, um estudo que vai contribuir para entender como a vacinação vai ter um papel muito importante no combate a essa pandemia”, afirmou Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, em entrevista ao programa. 

A cidade de Serrana foi escolhida por conta do alto índice de contaminação. Pela proximidade com Ribeirão Preto, município vizinho com população de mais de 700 mil habitantes, cerca de um quarto dos moradores de Serrana vão todos os dias para a cidade. A movimentação intensa era favorável à disseminação do vírus. 

País mais vacinado do mundo tem alta nos casos de covid, mas é cedo pra dizer o que isso significa

Publicidade

Destaques e Foto 2: Comunicação/Instituto Butantan // Foto 1: Marco Aurélio Esparza/Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Betelgeuse tem enigma solucionado: estrela não estava morrendo, estava ‘parindo’