Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Sikêra Jr. está envolvido em outro caso de homofobia. O apresentador do sensacionalista policialesco “Alerta Nacional” chamou membros da comunidade LGBTQIA+ de “raça desgraçada” durante acesso de raiva contra propaganda do Burger King que mostra crianças aprendendo sobre diversidade e que amor não tem moldura.
“A criançada está sendo usada. Um povo lacrador que não convence mais os adultos e agora vão usar as crianças. É uma lição de comunismo: vamos atacar a base, a base familiar, é isso que eles querem. Nós não vamos deixar”, disse, ao vivo, no programa exibido em 25 de junho pela RedeTV!.
Sikêra seguiu com as ofensas homofóbicas contra o comercial da rede de fast food. “Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior. Deixa a criança crescer, brincar, descobrir por ela mesma. O comercial é podre, nojento. Isso não é conversa para criança”.
Leia também: Dia do Orgulho: masculinidades negras e trans na pauta de podcast que estreia hoje
Sikêra Jr. é alvo de ação milionária por homofobia
A homofobia explícita do apresentador conhecido por discursos esdrúxulos e carregados de preconceitos causou problemas no caixa da RedeTV!. A emissora administrada pelo bolsonarista Marcelo de Carvalho perdeu patrocinadores.
De acordo com informações do Notícias da TV, pelo menos três marcas deixaram de anunciar antes ou durante o programa apresentado por Sikêra Jr. A reportagem de Gabriel Perline cita a MRV, Tim, além do Magazine Luiza, que mostrava vídeos no YouTube do canal.
“O Magalu é contra qualquer forma de LGBTfobia e nunca admitiremos isso. Não patrocinamos o programa, mas havia anúncios sendo exibidos de forma automática pelo YouTube no canal. Eles já foram bloqueados e não serão mais exibidos”, se manifestou a companhia em suas redes sociais.
“Desde a semana passada, realizamos a suspensão da veiculação, que é automática pela plataforma de anúncio, nesse canal. Reforçamos que a Tim não está ligada a movimentos, nem compactua com disseminação de notícias falsas e discursos de ódio”, se justificou a Tim.
Aproveite para assistir ao comercial em defesa da diversidade feito pelo Burger King:
O discurso homofóbico de Sikêra Jr. na RedeTv! se tornou alvo do Ministério Público Federal. O MPF pede que Sikêra e RedeTV! paguem indenização de R$ 10 milhões por danos morais coletivos em ofensas contra a comunidade LGBTQIA+.
A ação foi protocolada por Enrico Rodrigues de Freitas, procurador da regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul, em conjunto com a advogada Alice Herzog Resadori, do Nuances, que defende a liberdade sexual.
O pedido prevê a exclusão da íntegra do programa exibido no dia 25 de junho das redes sociais e de sites, além de uma retratação pública do apresentador e da emissora paulista com o mesmo tempo e horário do discurso de ódio.
“MPF e Nuances pedem que Rede TV! e Sikêra Jr sejam condenados ao pagamento de R$ 10 milhões a título de indenização por danos morais coletivos – valor a ser destinado à estruturação de centros de cidadania LGBTQIA+”, diz trecho da ação.
O Ministério Público ressalta que a ação acontece por causa de “falas discriminatórias e preconceituosas contra a população LGBTQIA+ que foram ao ar em 25 de junho de 2021. Na ocasião, Sikêra relacionou a prática de crime, pedofilia e uso de drogas à homossexualidade, entre outras falas de menosprezo e de preconceito.”
Publicidade
A Fundação Tide Setubal e o Itaú Cultural lançaram na última segunda-feira, 8 de novembro, a plataforma...
Aos 28 anos o jogador de futebol americano Carl Nassib já escreveu seu nome na história do Las Vegas Raiders como um...
Emicida colocou o dedo na ferida do silêncio ensurdecedor de parte da sociedade brasileira depois que o carro de uma...
Quando falamos de representatividade, pessoas com deficiência ou que não fazem parte do padrão de beleza são...
A Nigéria é o país com a maior população negra do mundo. Portanto, uma designer de moda que contasse apenas com...
Empreender sempre foi a força propulsora de quem é negro no Brasil. São pelo menos 130 anos de luta pelo direito de...
Apesar dos prêmios e papéis históricos na TV, cinema e teatro, a atriz americana Viola Davis, de 54 anos, ainda...
Nada como a magia do futebol para unir todas as pessoas - afinal de contas, todo mundo pode e merece torcer pelo seu...
Todos os dias homens e mulheres trans têm suas demandas incompreendidas, direitos ameaçados e existências...