Sustentabilidade

Singapura: o país onde limpeza é sinônimo de desenvolvimento social (e é proibido comer chiclete)

Redação Hypeness - 16/06/2021 | Atualizada em - 17/06/2021

Há 56 anos, Singapura é uma cidade-estado independente que conseguiu construir, em sua curta história soberana, uma identidade límpida e atrativa. Não só em termos de limpeza urbana, mas especialmente em termos sociais. O conceito de limpeza em Singapura não é somente sobre manter a cidade e seus arredores limpos, mas sobre cuidar do meio ambiente e também combater a corrupção com a urgência que o assunto exige. 

Singapura investe mais de U$ 1 bi para construir jardim botânico em aeroporto

O pôr do sol visto em Supertree Grove, na região de Gardens by the Bay.

Em entrevista à “BBC”, o pesquisador de Singapura Donald Low, especialista em políticas públicas, explica que, quando Singapura se tornou independente, a cidade-estado estava focada em convencer o mercado financeiro estrangeiro de que ela se diferenciava dos outros países do sudeste asiático. 

Como Singapura, Taiwan, Coreia do Sul e Hong Kong conseguiram controlar o coronavírus

Lee Kuan Yew, primeiro-ministro na época da independência, elaborou o projeto “Keep Singapore Clean“, algo como “Deixe Singapura Limpa“. A iniciativa existe até hoje e procura conscientizar a população justamente sobre ações de cortesia social e consideração pela vida em comunidade. 

Além disso, é claro, existem medidas que procuram manter a cidade limpa na prática, com saneamento público de qualidade, combate a doenças infecciosas, além de medidas que permitam que Singapura seja mais “verde”, no sentido ambiental. 

Apple aposta no design arrojado em nova loja que flutua na marina de Singapura

De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Global (IDH) de 2014, Singapura é o 11º país no mundo em termos de qualidade de vida. Fica à frente de lugares como a Suécia, o Reino Unido, a Islândia e o Japão. 

O cuidado com a limpeza em Singapura é tanto, que a venda de chicletes é proibida no país. Tudo porque a goma de mascar era constantemente jogada na rua ou colada em locais públicos. Se alguém for pego com chiclete por lá, pode ser multado em até US$ 100 mil.

Cidadãos e turistas se reúnem à beira do rio Singapura.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Orcas brancas raras são vistas nadando no mar do Japão