Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O México dá um passo importante em sua relação com as drogas. A Suprema Corte do país anunciou a descriminalização do uso recreativo da maconha. A notícia saiu nesta segunda-feira (28) e agora a expectativa é para os próximos passos.
A Suprema Corte classificou como inconstitucionais leis que proibiam o consumo da maconha. A Justiça mexicana passa o bastão agora para o Poder Legislativo, que terá como missão regulamentar o uso recreativo da maconha.
Leia também: 9 sites e portais para aprender e se munir de informações sobre maconha
Descriminalização precisa ser regulamentada pelo Congresso
“Depois de uma longa trajetória, esta Suprema Corte consolida o direito ao livre desenvolvimento da personalidade para o uso recreativo da maconha”, declarou Arturo Zaldívar, presidente do tribunal.
A aprovação do uso recreativo da maconha foi consentida por oito dos 11 magistrados membros da Suprema Corte do México, um dos países que mais sofrem no mundo com o tráfico de drogas.
O México já havia discriminalizado o uso da maconha para fins terapêuticos em 2017. O consumo recreativo prevê novas regras, como a necessidade de um pedido enviado à Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris), que não pode ser negado.
A Suprema Corte determinou que não será permitida a comercialização ou portar mais do que cinco gramas de maconha, afirmou segundo a AFP Francisco Burgoa, advogado constitucionalista e catedrático da estatal Universidade Nacional (UNAM).
Leia também: Dilma defende uso de maconha medicinal; ex-presidenta cita caso da mãe
A decisão da Justiça precisa ser regulamentada pelo Congresso, controlado pela situação. Analistas dizem que o presidente Manuel López Obrador não vê a descriminalização com bons olhos.
Mais de 300 mil pessoas morreram no México desde 2006 vítimas de crimes relacionados com a violência gerada pela criminalização das drogas. O país é visto como um dos três maiores mercados em potencial de maconha do mundo.
Publicidade
“O que está crescendo no quintal da vovó?”. Assim pode ser traduzido o título do livro de Susan Soares, que...
Se o arquipélago de Fernando de Noronha é um dos melhores das maravilhas naturais que precisam ser protegidas da...
O Rio de Janeiro é formado por pequenas ilhas ricas e paradisíacas, tendo as praias e os bairros nobres como...
Foram quase sete anos abrigado na embaixada do Equador em Londres. Eis que em uma tarde de sol de quinta-feira (11),...
Um grupo de investigadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, descobriu acidentalemtne a 'Célula T'. O...
A máxima que diz que se os animais tivessem religião o ser humano seria o diabo ganhou uma perfeita ilustração:...
As vantagens de permitir o trabalho em casa para funcionários de uma empresa já eram diversas antes da pandemia:...
Não existe nada mais prazeroso do que viajar. Aquela sensação de chegar no aeroporto e saber que dentro de pouco...
Enquanto os EUA abandonam o Acordo de Paris e deixam o mundo em pavor ao não mais se comprometerem pela redução da...