Uma das maiores do mundo, nova espécie de dinossauro viveu há quase 100 milhões de anos

Yuri Ferreira - 08/06/2021

Paleontólogos australianos descobriram uma nova espécie de dinossauro que pode ser uma das cinco maiores do mundo. O Australotitan cooperensis, como foi chamado, tinha seus ossos descobertos há mais de dez anos, mas não havia recebido comparações suficientes com outras espécies para que os pesquisadores o definissem.

– Paleontólogos brasileiros reconstroem pela 1ª vez o cérebro de um dos dinossauros mais antigos

Representação gráfica do saurópode australiano mostra tamanho imponente do dinossauro que viveu nos outbacks da Oceania

O ‘titã do sul’, como foi chamado, tinha entre 25 e 30 metros de comprimento. Para se ter uma ideia, ele era praticamente do tamanho de uma quadra de basquete. Já de largura, o indivíduo tinha quase 5 metros, ou seja, era enorme.

Leia também: Dinossauros, OVNIs e atores globais na cidade gaúcha de São Gabriel

O titã, entretanto, não era um predador de animais como nos filmes de Jurassic Park. Segundo os pesquisadores, esse dinossauro era um saurópode herbívoro, ou seja, só comia plantas.

Segundo os pesquisadores, o dinossauro faz parte de um dos cinco maiores já descobertos na história, se somando a alguns animais que habitavam a América do Sul.

Os fósseis do Australotitan foram descobertos em Eromanga, cidade com clima desértico no interior de Queensland. Os artefatos estavam guardados desde 2006, mas os estudos sobre esse dinossauro só foram concluídos nesse momento.

– Paredão histórico na Bolívia tem mais de 5 mil pegadas de 8 espécies diferentes de dinossauros

“As peças eram muito grandes e grossas. Pudemos medir os ossos e compará-los com outras espécies na Austrália e no resto do mundo”, afirmou Robyn Mackenzie, cofundadora do Museu de História Natural de Eromanga, à CNN.

A pesquisadora espera que a descoberta do dinossauro seja um passo avante para a paleontologia na Oceania. “Esta é apenas a ponta do iceberg para as descobertas na Austrália. Isso abriu uma nova fronteira de dinossauros”, completou a cientista.

Fotos: Vlad Konstantinov/Museu de História Natural Eromanga

Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410