Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) alertou ao governo britânico que a construção do túnel subterrâneo de 1,7 bilhão de libras esterlinas que passará por baixo das ruínas de Stonehenge irá afetar esse patrimônio histórico da humanidade e afirmou que caso a construção realmente seja iniciada.
Stonehenge fica ao lado de uma rodovia importante no sul da Grã-Bretanha; governo planeja túnel subterrâneo para reduzir o impacto ambiental, mas UNESCO afirma que obra pode piorar a situação
Segundo o governo Boris Johnson, a construção do novo túnel irá reduzir o tráfego ao redor de Stonehenge e reduzir a poluição atmosférica na planície onde o monumento do neolítico está localizado. Entretanto, a obra pode gerar danos estruturais no sítio arqueológico e esse é o grande medo da UNESCO.
– Pedras de Stonehenge tem origem descoberta por cientistas: ‘Sociedade muito organizada’
Através de nota, a entidade afirmou que vai considerar colocar Stonehenge na lista de Patrimônio Histórico Mundial em Risco. Atualmente, há 53 locais nessa situação segundo a ONU. A maioria deles são locais históricos em zona de guerra, como na Líbia e na Síria, ou parques nacionais ameaçados pela destruição da natureza.
Mas há um patrimônio da humanidade na própria Inglaterra que também está na lista de locais em risco por decisões governamentais: a Cidade Mercantil Marítima de Liverpool está ameaçada desde o desenvolvimento do programa ‘Liverpool Waters’, um investimento de 5 bilhões de libras esterlinas que procura transformar a região das docas de Liverpool em prédios corporativos.
– Stonehenge pode ter destino mudado após descoberta de nova estrutura pré-histórica na região
“Recomendamos que o comitê de Patrimônio da Humanidade considere a introdução de Stone Henge na lista de patrimônio em risco após a aprovação da construção do túnel pela Suprema Corte do Reino Unido”, afirma a entidade. “O tamanho desse túnel é inadequado e pode afetar o Valor Universal da propriedade. É necessário um túnel mais longo e mais subterrâneo para garantir que não tenhamos danos irreversíveis em Stonehenge”, completa.
Segundo o governo britânico, o túnel terá 3 quilômetros de extensão e servirá para reduzir o tráfego de carros na região de Stonehenge. “Essa é provavelmente a maior mudança para o ambiente ao redor do Stonehenge desde a Idade das Pedras, porque claramente, quando foi construído há 3 mil anos, não havia planos para que ficasse ao lado de uma rodovia de tráfego pesado”, afirmou Nick Clegg, vice-primeiro-ministro do Reino Unido.
Publicidade
Apesar do quadro de desemprego generalizado e crise econômica severa, a pandemia de covid-19 também provocou aumento...
Curitiba elegeu uma mulher negra para o cargo de vereadora pela primeira vez em sua história. Aconteceu nas eleições...
Dormir é uma das melhores coisas do mundo. Imagine ser pago pra isso? Obviamente você deve estar cansado de ouvir...
O debate sobre cânhamo versus algodão é relativamente novo na indústria têxtil. Quando você considera os...
Ainda que as queimadas no Pantanal nesse momento estejam transformando esse que é o maior bioma alagado do mundo em um...
Após um ano, os moradores do Edifício Caraguatatuba, nos Jardins (SP), onde João Carlos Martins mora há mais de 40...
Vocês estavam achando que o serviço de voz do Android ou a Siri, da Apple eram as grandes revoluções da...
Os efeitos da ação humana sobre o meio-ambiente e do aquecimento global sobre a natureza, os oceanos e o planeta como...
Seguindo exemplo recente do estado de Nova York, a Califórnia aprovou uma nova legislação que pune criminalmente...