Futuro

UNESCO alerta que Stonehenge está em perigo com construção de novo túnel

Redação Hypeness - 29/06/2021 | Atualizada em - 01/07/2021

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) alertou ao governo britânico que a construção do túnel subterrâneo de 1,7 bilhão de libras esterlinas que passará por baixo das ruínas de Stonehenge irá afetar esse patrimônio histórico da humanidade e afirmou que caso a construção realmente seja iniciada.

Stonehenge fica ao lado de uma rodovia importante no sul da Grã-Bretanha; governo planeja túnel subterrâneo para reduzir o impacto ambiental, mas UNESCO afirma que obra pode piorar a situação

Segundo o governo Boris Johnson, a construção do novo túnel irá reduzir o tráfego ao redor de Stonehenge e reduzir a poluição atmosférica na planície onde o monumento do neolítico está localizado. Entretanto, a obra pode gerar danos estruturais no sítio arqueológico e esse é o grande medo da UNESCO.

– Pedras de Stonehenge tem origem descoberta por cientistas: ‘Sociedade muito organizada’ 

Stonehenge em risco

Através de nota, a entidade afirmou que vai considerar colocar Stonehenge na lista de Patrimônio Histórico Mundial em Risco. Atualmente, há 53 locais nessa situação segundo a ONU. A maioria deles são locais históricos em zona de guerra, como na Líbia e na Síria, ou parques nacionais ameaçados pela destruição da natureza.

Mas há um patrimônio da humanidade na própria Inglaterra que também está na lista de locais em risco por decisões governamentais: a Cidade Mercantil Marítima de Liverpool está ameaçada desde o desenvolvimento do programa ‘Liverpool Waters’, um investimento de 5 bilhões de libras esterlinas que procura transformar a região das docas de Liverpool em prédios corporativos.

– Stonehenge pode ter destino mudado após descoberta de nova estrutura pré-histórica na região

“Recomendamos que o comitê de Patrimônio da Humanidade considere a introdução de Stone Henge na lista de patrimônio em risco após a aprovação da construção do túnel pela Suprema Corte do Reino Unido”, afirma a entidade. “O tamanho desse túnel é inadequado e pode afetar o Valor Universal da propriedade. É necessário um túnel mais longo e mais subterrâneo para garantir que não tenhamos danos irreversíveis em Stonehenge”, completa.

Segundo o governo britânico, o túnel terá 3 quilômetros de extensão e servirá para reduzir o tráfego de carros na região de Stonehenge. “Essa é provavelmente a maior mudança para o ambiente ao redor do Stonehenge desde a Idade das Pedras, porque claramente, quando foi construído há 3 mil anos, não havia planos para que ficasse ao lado de uma rodovia de tráfego pesado”, afirmou Nick Clegg, vice-primeiro-ministro do Reino Unido.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Liverpool perde título de patrimônio mundial da Unesco por causa de prédios modernos