Criatividade

Vídeos de casas, cabanas e piscinas sendo construídas à mão viram mania no Youtube

Vitor Paiva - 02/06/2021

É impossível prever o que irá viralizar na internet, e da mesma forma não dá pra explicar o motivo pelo qual um determinado assunto se torna sucesso online em todo o mundo: foi o caso dos vídeos de quiropraxia, do ASMR, de pessoas comendo colheres de canela em pó, e é também o caso das casas e piscinas construídas a mão. Trata-se de um imenso universo de vídeos, conhecido como “tecnologia primitiva”, na qual pessoas utilizam material muitas vezes natural para construção – terra, água, madeiras retiradas dos próprios arredores – para levantar as mais incríveis construções.

John Plant em ação na natureza selvagem

John Plant em ação na natureza selvagem

-Veja imagens da incrível piscina natural que fica no meio do Pacífico

A vasta maioria dos vídeos mostra a manufatura das mais incríveis piscinas – muitas vezes preenchidas através de canaletas e represas também feitas pelo construtor que estrela o vídeo. Alguns são feitos nas florestas do Camboja, outros na Austrália, há a teoria de que todos são feitos pela mesma produtora mas, seja como for, o fato é que tal conteúdo se tornou motivo de mania na internet – advindo de canais com milhões de inscritos e grandes quantidades de vídeo, todos também com milhões de visualizações.

Piscina construída à mão

A dupla do sudeste asiático em uma de suas incríveis construções no canal Tube Unique Wilderness

-Seleção Hypeness: As piscinas públicas mais incríveis do planeta

Um dos mais populares é o canal “Primitive Technology”, com 10,2 milhões de inscritos, no qual John Plant se lança às matas australianas para construir todo tipo coisa sem usar ferramentas modernas e se valendo do que encontra na natureza selvagem. E assim são feitos fornos, cabanas, armas e casas inteiras – nesse canal curiosamente não há nenhuma piscina por enquanto. O mesmo não pode ser dito do canal “Tube Unique Wilderness”, no qual a maioria das construções inclui um belo de um buraco repleto de água para o deleite dos envolvidos.

-Esta mini cabana foi construída em 3 semanas com apenas com apenas R$ 2.300

Entre resultados rudimentares e outras construções que ganham contornos luxuosos, o fato é que todos os vídeos são de fato incríveis – e é compreensível, assim, o sucesso desse tipo de conteúdo. Nos comentários são recorrentes as perguntas sobre o que acontece com as construções depois que os vídeos estão prontos, se tais pessoas também oferecem esses serviços ou consultorias para hotéis e outros empreendimentos turísticos, e quanto eles cobrariam para reproduzir uma determinada cabana ou piscina no quintal de uma casa.

-Este grupo de amigos construiu uma vila suspensa de cabanas no meio da floresta

As perguntas são muitas, as visualizações também, em mais um dos incríveis universos do infinito que é o YouTube – e a curiosidade humana.

Publicidade

© fotos: YouTube/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.