Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Matheus Ribeiro, jovem que foi vítima de racismo após ser acusado de ter roubado uma bicicleta por dois jovens brancos no Leblon, se tornou investigado por receptação. A Polícia Civil carioca descobriu que o instrutor de surfe de 24 anos o veículo que o jovem comprou havia sido roubado e depois revendido.
Relembre: ‘Essa bicicleta é minha’: racismo no caminho de jovem negro no Dia dos Namorados
De vítima para o banco dos réus: história de Matheus Ribeiro mostra como opera o racismo no Brasil
Ribeiro comprou a bicicleta através de um site de vendas online e não sabia que o veículo havia sido roubado. A bicicleta foi comprada por pouco mais de R$ 3 mil, valor condizente com o produto usado.
O crime de receptação só se aplica quando é comprovado que o comprador do objeto roubado ou furtado tem conhecimento de seu estado. A receptação culposa existe quando as condições do produto são suspeitas.
“A gente está lutando por uma inocência em um caso, e a gente vai ter que provar nossa inocência em outro. Mas a gente está disposto a falar tudo que for necessário, a provar tudo que for necessário, que a gente não comprou essa bicicleta com más intenções ou sabendo que ela era roubada”, disse Matheus ao Fantástico, da TV Globo.
Leia mais: Casal diz que ataque racista contra jovem negro no Leblon não foi por causa da cor de pele
“A gente primeiramente recebeu de surpresa, né?! Pois a pessoa de quem a gente comprou, até o momento, sentíamos uma certa confiança, já que vendia várias bicicletas. E quando eu questionava sobre a nota [fiscal], ele me dizia que iria me dar porque o primeiro dono estava viajando”, completou.
A polícia confirmou que o produto foi comprado por um site de vendas de produtos usados.
Matheus, que foi acusado falsamente pelo casal do Leblon de ter roubado uma bicicleta, agora está sendo investigado por comprar a bicicleta. Isso é tão absurdo, em tantos níveis, que dá nojo. Esse é tipo de criminalização de negros no país. Todo dia.
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) June 20, 2021
– Empresas demitem jovens que fizeram instrutor de surfe provar ser dono de bicicleta
O caso evidencia como o racismo opera no Brasil: de vítima de discriminação racial, Ribeiro pode acabar no banco dos réus por ser vítima de um vendedor de produtos roubados.
Publicidade
Você é do tipo que adora celebrar o aniversário em um barzinho cercado de amigos? Então é melhor evitar viajar par...
A sexta-feira (6) marca o quarto dia de apagão em 13 dos 16 municípios do estado do Amapá. Quase 90% da população...
La'Tecia Thomas é uma prova de que fugir dos padrões sociais de beleza pode sim trazer uma vida mais feliz. Ela,...
A BBC Brasil entrevistou uma enfermeira sobre os episódios ocorridos no último 4 de junho no Hospital de Campanha do...
Os anos de colonização na África por países europeus deixaram marcas profundas na História do continente....
O peixe-boi Astro foi resgatado no Ceará em 1991 quando era apenas um filhote. Após três anos de reabilitação, ele...
Em maio deste ano, o filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, levou a política brasileira às telas do mundo, após...
Se o 'Big Brother Brasil' é um espelhamento da realidade, as relações dentro da casa também acabam por reproduzir a...
Após a última sexta-feira (6), o Governo Federal decidiu omitir o número total de mortos por coronavírus. A afronta...