Ciência

Vulcão em erupção provoca grande evacuação no Congo

Vitor Paiva - 01/06/2021 | Atualizada em - 04/06/2021

Após 94 tremores de terra registrados nos últimos dias, a erupção do vulcão Nyiragongo, na República Democrática do Congo, exigiu que parte da população da cidade de Goma, ao leste do país, fosse evacuada. Ocorrida no último sábado, dia 22, a erupção foi intensa, e especialistas afirmam que, por mais que pareça que o auge da atividade sísmica já tenha passado, ainda não é possível determinar se uma nova erupção não irá ocorrer, e se é seguro para a população voltar às suas casas – o fenômeno tirou até aqui a vida de 31 pessoas na região.

O vulcão Nyiragongo em erupção no Congo

O vulcão Nyiragongo em erupção no Congo © Getty Images

-O guia definitivo de como escapar de um vulcão em erupção

A evacuação atingiu cerca de 400 mil pessoas na chamada “zona vermelha” da cidade de Goma e seus arredores, na fronteira do Congo com Ruanda – a população total da cidade é estimada entre 650 mil e 1 milhão de pessoas. As populações foram movidas na direção da cidade de Sake, a 20 km oeste: Goma é capital da província de Kivu do Norte e fica às margens do Lago Kivu. O Nyiragongo é considerado um dos vulcões mais ativos e perigosos do mundo, e a lava que explodiu no último sábado chegou a poucos metros dos limites da cidade, destruindo dezenas de aldeias no caminho.

A cidade de Goma, à beira do Nyiragongo

Parte da cidade de Goma, à beira do Nyiragongo

-Homem desce de rapel pela cratera de um vulcão ativo e registra tudo em vídeo incrível

Segundo afirmou em comunicado à população o general Constant Ndima, governador militar do Kivu do Norte, a evacuação “deverá ser feita com calma e sem precipitações”, com a coordenação de trabalhadores humanitários e os meios de transporte disponibilizados pelas autoridades. “As pessoas deveram levar o mínimo, para que todos tenham a possibilidade de embarcar depois de fechar cuidadosamente as casas”, concluiu o general.

Erupção anterior do vulcão em 2010

Erupção anterior do vulcão em 2010

-Fotografias impressionantes da única vez em que se registrou o nascimento e a morte de um vulcão

Tragédia semelhante abateu a região em 2002, quando outra erupção do Nyiragongo matou 250 pessoas e deixou mais de 250 mil pessoas sem teto. Os tremores que sucederam após a erupção do dia 22 assustaram ainda mais a população, levando o comércio a fechar e muita gente a fugir antes mesmo da ordem de evacuação na direção de Ruanda. Outras milhares de pessoas rumaram na direção de Masisi, no país. Ainda não há prazo para o possível retorno à normalidade na região.

Nyiragongo

O Nyiragongo é considerado um dos vulcões mais perigosos e ativos do mundo © Wikimedia Commons

Publicidade

© fotos: Getty Images/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
USP tem quase 300 vagas para curso gratuito de introdução à programação