Ciência

Xepa da vacina contra covid em SP abre para adultos com mais de 18 anos e sem comorbidades

Redação Hypeness - 18/06/2021

A Prefeitura de São Paulo anunciou que, a partir dessa sexta-feira, qualquer adulto com mais de 18 anos poderá se cadastrar para a xepa da vacina que ocorre nas Unidades Básicas de Saúde para evitar o desperdício de imunizantes que já foram abertos.

– Serrana controlou pandemia com vacina e é exemplo para o Brasil

Posto de vacinação na estação Butantã da Linha Quatro Amarela tem como foco imunizar trabalhadores no caminho entre casa e trabalho

O secretário de saúde da cidade, Edson Aparecido, afirmou em entrevista que a hipótese estava sendo considerada. Diversos postos de saúde estão encontrando dificuldade para encontrar pessoas para se vacinar na chamada ‘xepa’.

Mais de 2 mil pessoas são imunizadas todos os dias pela sobra de vacina e a tática tem se mostrado eficiente para garantir que mais pessoas sejam imunizadas o mais rápido possível. O cadastro pode ser feito na UBS mais próxima, com um documento com foto e o comprovante de residência.

Entenda como funciona o sistema: ‘Xepa da vacina’: veja como funciona sistema para impedir desperdício de doses

“A orientação é fazer a inscrição na lista de doses remanescentes próxima ao trabalhou a residência de uma forma que a pessoa consiga chegar rapidamente quando for chamado”, afirma o coordenador da Secretária da Saúde, Luiz Artur Vieira Caldeira.

Adultos de todas as idades poderão se inscrever para receber as doses remanescentes das vacinas Coronavac, Pfizer e Janssen. O imunizante da Astrazeneca pode ser mantido por alguns dias na geladeira e, portanto, as vacinas não distribuídas podem ser aplicadas posteriormente.

A prefeitura também lançou um sistema para que os cidadãos saibam a fila dos postos de saúde na hora de se vacinar. O ‘De Olho Na Fila’ é alimentado com informações dos próprios postos e pode te ajudar a se imunizar mais rápido.

O município de São Paulo já vacinou 4 milhões de pessoas e pelo menos um terço da população já recebeu pelo menos uma dose dos imunizantes contra a covid-19, segundo dados do Vacinômetro do governo paulista.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fóssil de dinossauro encontrado em SP paralisa obras de rodovia