Debate

‘Xepa da vacina’: veja como funciona sistema para impedir desperdício de doses

Yuri Ferreira - 11/06/2021

Muito tem se falado da ‘xepa da vacina’, especialmente nas grandes capitais. O processo que impede o desperdício de doses de imunizantes contra a covid-19 é uma das formas que as secretarias de saúde encontraram para fazer com que a vacinação seja acelerada. Vamos te explicar aqui como participar da ‘xepa da vacina’.

Vacinação contra a covid-19 demora, mas começa a dar passos mais largos em direção a imunização coletiva no Brasil

A xepa 

Basicamente, os frascos das vacinas Pfizer e Coronavac vêm com múltiplas doses. Portanto, quando o posto de saúde abre um recipiente do imunizante, ele precisa que 10 pessoas se vacinem. Caso contrário, as doses vão para o lixo.

Como entrar na xepa da vacina? Compareça ao posto de saúde mais próximo da sua casa, com seu CPF ou cartão SUS e dê o seu telefone. Fique atento às ligações no fim da tarde e esteja pronto para tomar sua dose de vacina contra a covid.

Como a vacinação é urgente, os postos organizam uma fila secundária para a vacinação. Supondo que, chegando próximo a hora do fechamento da UBS, não apareçam mais pessoas dentro do público estipulado pelas secretarias de saúde, o postinho tem a ordem de convocar pessoas, que estão fora do público-alvo, para se vacinarem.

É preciso seguir algumas regras na xepa

Consciente do sistema, diversos governos de estados organizaram uma fila secundária. Em São Paulo, por exemplo, podem entrar na fila pessoas com mais de 50 anos. O posto de saúde liga para a pessoa e ela deve ir na hora se vacinar. Caso ela não possa comparecer, outros são chamadas.

O comparecimento à xepa não é obrigatório, e muita gente acaba não podendo passar no dia. Aí, os postos tomam atitudes ainda mais extremas. Certas vezes, as enfermeiras chamam pessoas na rua para que se vacinem, independente da idade, profissão ou existência de comorbidade. A missão dos profissionais da saúde é utilizar todas as doses possíveis para a imunização da população.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Mercado Livre exige foto do RG para cadastro em prática perigosa e desnecessária