Criatividade

12 fatos que você não aprendeu na escola (nem na internet) e vão te deixar perplexa

Vitor Paiva - 12/07/2021

Se às vezes podemos ter a impressão de que, em tempos de internet e de tanta informação consumida diariamente, não há mais nada de surpreendente a ser descoberto, a verdade é que sempre haverá uma novidade para nos fazer lembrar o quanto a vida pode ser incrível – e o quanto o mundo é sempre mais do que pensamos. Uma verdadeira coleção de fatos pouco conhecidos porém verdadeiramente extraordinários é reunida no fórum TIL do Reddit, que conta com mais de 25 milhões de pessoas colaborando – e se espantando – com essa inacreditável reunião de revelações.

-25 mapas que não nos ensinam na escola

O nome do fórum, TIL, é na verdade uma sigla que quer dizer “Today I Learned”, ou “Hoje eu aprendi”, e esclarece o espírito dos posts apresentados nesse reddit. Todo tipo de assunto é abordado e revelado no fórum, que nos ajuda a lembrar que, do talento musical de Michael Jackson ao primeiro gato a viajar ao espaço, do das orelhas das corujas à origem da palavra “jumbo”, o mundo é bem mais louco, complexo, amplo e interessante do que podemos supor.

1. A medalha da amizade japonesa

Os saltadores japoneses Shuhei Nashida e Sueo Oe

Os saltadores japoneses Shuhei Nashida e Sueo Oe © Reddit

Nas olimpíadas de 1936, na Alemanha, os atletas japoneses Shuhei Nashida e Sueo Oe empataram na segunda colocação no salto com vara – no desempate, Nashida ficou com a prata e Oe com o bronze. Quando voltaram ao Japão, decidiram fazer uma “medalha da amizade”, feita com metade da medalha de prata e metade da bronze para dividirem o segundo lugar.

-Tóquio apresenta medalhas olímpicas feitas com material reciclado

2. O único gato a ir ao espaço

Felicitte se tornou o primeiro e único gato a ir ao espaço

Felicitte se tornou o primeiro e único gato a ir ao espaço © Reddit

A gatinha de nome Felicitte foi lançada ao espaço em 18 de outubro de 1963 em um foguete para orbitar a Terra a mais de 160 km de altura. Felicitte voltou com segurança e vida ao solo para se tornar a única gata a sair do planeta.

3. A livre natureza dos países nórdicos

Natureza da Noruega

A Noruega é um dos países que oferecem acesso livre às paisagens naturais © Getty Images

Nos países nórdicos o acesso à natureza é livre e permitido a todos desfrutar das paisagens e cenários como rios para além de qualquer propriedade de terreno – por lá a natureza é livre e para ser desfrutada por todos.

4. O puro talento de Michael Jackson

O cantor e compositor Michael Jackson

O cantor e compositor Michael Jackson © Getty Images

Um dos maiores compositores, cantores e bailarinos da história da música popular, Michael Jackson não só não tinha conhecimento de teoria musical como não sabia ler partituras nem mesmo tocar de fato um instrumento. Tudo que criou ele fez de cabeça: canções inteiras, arranjos completos, cada parte de uma canção, muitas vezes simplesmente cantando cada ideia sobre uma batida feita com a boca em fitas caseiras.

-Paris, filha de Michael Jackson, diz que homossexualidade é tabu religioso na família

5. A cirurgia errada em Dana Carvey – e a morte de Frank Sinatra

O comediante Dana Carvey

O comediante Dana Carvey © Getty Images

O comediante estadunidense Dana Carvey teve de colocar uma ponte de safena em seu coração, mas ao fim da cirurgia descobriu que o médico havia realizado o procedimento na artéria errada – contornado o grave erro, Carvey ganhou um processo de 7,5 milhões de dólares contra o hospital, e doou o dinheiro para a caridade. Curiosamente, enquanto corrigia o erro, o cantor Frank Sinatra morria no mesmo hospital, no quarto ao lado.

6. O poder reduz a empatia

O efeito do poder atrapalha noções de empatia

O efeito do poder atrapalha noções de empatia © Getty Images

Um estudo realizado por neurocientistas concluiu que, em nosso cérebro, a sensação de poder afeta e amortece diretamente a parte que nos ajuda a sentir empatia pelo próximo. Mesmo uma pequena porção de poder afeta tal processo – que, enfim comprovado, pode ser percebido entre os poderosos do Brasil com clareza.

7. O suicídio do jogador de futebol americano

Dave Duerson

Dave Duerson em campo © Getty Images

Quando o jogador de futebol americano Dave Duerson decidiu tirar a própria vida, o fez com um tiro no peito – em seu bilhete de despedida, pedia que seu cérebro fosse doado à liga para ser estudado, a respeito do efeito dos impactos sucessivos no esporte sobre o cérebro. Cientistas confirmaram que o atleta sofria de uma encefalopatia traumática crônica.

8. Os fios das teias de aranha como as cordas da guitarra

As teias são de fato como instrumentos

As teias são de fato como instrumentos © Reddit

As aranhas “afinam” cada fio de suas teias como cordas de um instrumento, umas mais tesas, outras mais soltas, a fim de capturar frequências diferentes causadas por intrusos ou animais presos à rede. Tal tecnologia de “afinação” ajuda a aranha a identificar cada movimento.

-Artista digital ‘insere história’ em cenários de fotos para lembrar o que se passou ali

9. As orelhas assimétricas das corujas

A coruja

As corujas possuem orelhas assimétricas © Reddit

Nas corujas, as orelhas não são posicionadas de forma simétrica, em alturas diferentes nas laterais da cabeça do animal. Tal forma permite que os sons sejam capturados em momentos diferentes para cada lado, ajudando assim as corujas a identificar melhor a exata posição de um presa.

10. O campeonato de briga de travesseiro no Japão

A luta de travesseiro funciona como uma partida de queimado

A luta de travesseiro funciona como uma partida de queimado © Reddit

O Japão possui um campeonato nacional de briga de travesseiro, e as “lutas” funcionam da seguinte maneira: no início, os “atletas” fingem estar dormindo: quando soa o apito, cada um levanta e corre para buscar seu travesseiro  e começar a lutar. O jogo é uma espécie de queimado, no qual as equipes precisam proteger um “rei” atirando os travesseiros no adversário.

11. O Departamento de Defesa dos EUA usa o Linux em seus computadores

O pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA

O pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA © Getty Images

Segundo consta, nos computadores do Departamento de Defesa dos EUA o sistema que roda não é Microsoft nem Apple, mas sim Linux. Aparentemente se trata do mais relevante uso do sistema no mundo, que se daria por motivo de segurança, e inclui o submarino nuclear da Marinha do país, que também funciona através do sistema do pinguim.

12. A origem da palavra “Jumbo”

Ilustração de Jumbo da época

Ilustração de Jumbo da época © Reddit

O circo Barnum & Bailey foi um dos maiores e mais longevos shows no estilo em todos os tempos – iniciado em 1871 e tocado até 2017. Foi lá que surgiu o elefante “Jumbo”, em 1882 como a primeira grande estrela do espetáculo, mas engana-se que o nome vinha para ilustrar o tamanho colossal do animal, um elefante africano comprado do Zoológico de Londres. Na realidade, foi o nome do imenso elefante que fez a palavra “jumbo” passar a ser usada para significar algo grandioso.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Domino’s promete pizza grátis para quem tomar segunda dose da vacina contra a covid