Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Mais do que monstros, fantasmas e outras ameaças típicas dos filmes de terror, nenhum tema provoca mais medo nos espectadores do que as histórias de possessão. A base de tal imaginário, claro, é a própria essência do pavor sobrenatural: o demônio, o diabo, aquilo que a literatura religiosa nos ensina como sendo a definição, o motivador, a essência de todo mal.
Quando essa essência maligna se encontra literalmente dentro de uma pessoa como se dá em tais obras cinematográficas, o pavor passa a se encontrar não só dentro de nossas casas, mas de nós – e talvez por isso o sucesso do tema da possessão e do exorcismo como fundo de alguns dos mais amados e celebrados filmes de terror da história.
Linda Blair em cena de “O Exorcista”
-Como são os atores que interpretam vilões e monstros de filmes de terror na vida real
Quando falamos de filmes de exorcismo, é impossível não pensar diretamente no clássico maior do tema, O Exorcista, de 1973, obra que causou ondas de pânico e furor como um dos filmes que redefiniu o gênero – e a própria história do cinema.
Há, porém, outras tantas possessões e lutas contra demônios contadas em filmes que desde então seguem provocando arrepios e pesadelos, bem como alegria e diversão, nos espectadores, movendo grandes sucessos da história do cinema através de um dos sentimentos mais francos e instigantes que uma obra de arte pode provocar: o medo.
“O Sétimo Dia” é o filme mais recente do tema
-Esses incríveis microcontos de terror vão te deixar de cabelo em pé em duas frases
Tal medo, quando devidamente controlado e localizado na distância alegórica e simbólica das obras de arte, pode também provocar diversão e mesmo prazer entre os seguidores do gênero – que, não por acaso, possui um dos maiores e mais fiéis públicos entre os amantes do cinema.
Assim, quem não aguenta os sustos ou a excitação dos filmes de terror, melhor tirar os olhos da tela, pois selecionamos os 7 dos melhores filmes de exorcismo da história do cinema – começando na década de 70, e chegando até O Sétimo Dia, filme lançado esse ano, que chega à plataforma Amazon Prime Video no mês de julho.
O clássico de 1973 se tornaria o maior filme do gênero
Mais do que o mais famoso e emblemático filme de exorcismo de todos os tempos, o impacto de O Exorcista foi tamanho quando de seu lançamento que é possível afirmar se tratar do maior filme de terror da história. Dirigido por William Friedkin e baseado no livro homônimo de William Peter Blatty (que também assina o texto do filme), O Exorcista conta a história da possessão da jovem Regan, imortalizada por Linda Blair, e da luta contra o demônio que a toma.
A obra se tornou a definição essencial dos filmes do tema, com diversas cenas icônicas entrando para o imaginário coletivo. O filme foi um sucesso estrondoso e se tornou um verdadeiro fenômeno cultural, provocando reações extremas nas plateias e recebendo 10 indicações ao Oscar, vencendo os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Som.
Michael Keaton interpreta o personagem principal
É claro que Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem é um ponto fora da curva da presente lista – trata-se, afinal, de um filme que provoca gargalhadas e não pânico entre o público. É, porém, objetivamente um filme de exorcismo, com o próprio personagem principal vivido por Michael Keaton se apresentando como um “bio-exorcista” e com diversas sequências de exorcismo – mesmo que cômicas.
Dirigido por Tim Burton, o filme conta a história de um casal (vivido por Alec Baldwin e Geena Davis) que, depois de morrerem, tentam assombrar a casa onde viviam para espantar os novos e impertinentes moradores. Além do próprio tema, Beetlejuice se faz presente nessa lista por um motivo incontestável: trata-se de um excelente filme – mesmo que divertido, e não apavorante.
Baseado em história supostamente real, o filme é claramente inspirado em O Exorcista
Baseado indiretamente em uma história apresentada como real e dirigido por Scott Derrickson, O Exorcismo de Emily Rose conta a história de uma jovem católica que, após começar a sofrer de episódios frequentes de transes e alucinações, aceita se submeter a uma sessão de exorcismo.
O processo, porém, termina em tragédia, com a jovem vindo a falecer durante a sessão – iniciando um caminho de acusação de assassinato que cai sobre o padre responsável. Um dado curioso sobre a obra é que muitas das contorções corporais que tipicamente afetam as personagens possuídas foram realizadas no filme pela atriz Jennifer Carpenter sem uso de efeitos especiais.
Este se revelou um dos mais assustadores filmes de horror recentes
-Zé do Caixão vive! O adeus a José Mojica Marins, o pai do cinema de terror nacional
Singularmente seguindo um formato como de um documentário, O Último Exorcismo mostra, como o nome sugere, o último exorcismo da carreira de um ministro protestante – sua ideia é expor a prática como fraude.
Ao encontrar, porém, a situação da filha de um fazendeiro na qual a sessão de exorcismo será realizada, o religioso percebe que essa será uma prática diferente de todas as que ministrou em sua carreira. Dirigido por Daniel Stamm, o filme foi um sucesso de crítica e de público, tendo ganhado uma sequência, três anos depois.
“O Ritual” conta com elenco estelar encabeçado pelo grande Anthony Hopkins
Dirigido por Mikael Hafstrom em uma produção entre os EUA, a Itália e a Hungria, o filme O Ritual oferece uma perspectiva singular sobre o tema: ao invés das recorrentes histórias de jovens possuídas, a história percorre a ida de um padre estadunidense ao Vaticano, para frequentar uma escola de exorcismo inaugurada recentemente. Estrelado por ninguém menos que Anthony Hopkins, O Ritual conta também com a brasileira Alice Braga no elenco.
O filme de 2013 se revelaria um grande sucesso comercial no gênero
Estrelado por Patrick Wilson e Vera Farmiga e dirigido por James Wan, Invocação do Mal se tornaria uma franquia não por acaso: sucesso de crítica e público, o filme seria reconhecido como o melhor do gênero terror na última década.
O cenário é o de uma casa mal-assombrada para onde uma família se muda no interior dos EUA, onde sinistros fenômenos começam a ocorrer. O local seria moradia de uma entidade demoníaca, e a casa – bem como a família – passam a ter de enfrentar sessões de exorcismo para combater o mal. Sucesso de crítica, o primeiro filme da saga arrecadou mais de 300 milhões de dólares no mundo, tornando-se também grande sucesso de público no ano.
“O Sétimo Dia” é a mais recente obra de exorcismo nos cinemas
-Casa dos horrores mais sinistra do mundo vai pagar R$ 80 mil a quem encarar uma tour
A mais recente menção na lista é O Sétimo Dia, filme lançado em 2021. Dirigido por Justin P. Lange e estrelado por Guy Pearce, o filme conta a história de dois padres que enfrentam demônios em exorcismos, mas também seus próprios demônios internos e metafóricos. A obra mostra o trabalho de um exorcista renomado, que se junta a um padre em início de carreira para o seu primeiro dia de treinamento – é nesse contexto que os dois lutam contra a possessão demoníaca de um garoto, em um caminho que as fronteiras entre o bem e o mal, o céu e o inferno parecem se misturar.
O Sétimo Dia, portanto, é o mais recente capítulo dessa tradição de filmes de exorcismo, e tem lançamento marcado para 22 de julho exclusivamente na plataforma Amazon Prime Video.
Publicidade
O Banco do Brasil comemora 3 décadas como principal apoiador da cultura no País. Nesses 30 anos, o BB vem fomentando...
Já imaginou a capa de 'Born This Way', da Lady Gaga, sem o rosto da diva? Ou Madonna fora da capa de 'Ray of Light'?...
Conhecida em Londres por sua pintura corporal em performances teatrais, a britânica Emma Allen retratou a...
Ao olhar para as pinturas de Mariam Paré, você pode se encantar à primeira vista. Mas depois de saber como elas são...
Um line-up de peso promete fazer da primeira edição do Festival Afro e Indígena um marco na agenda cultural...
Comer com os olhos é uma coisa que todo mundo já fez na vida. Mas na série de fotos do britânico Carl Warner esta...
Em 1955 a Disney lançou uma das mais celebradas e assistidas histórias de amor e aventura do cinema – no lugar,...
Semana do Dia Internacional da Mulher e nós temos o quê? Uma agenda toda feminina, feminista e poderosa. Difícil...
Carnaval sempre foi coisa criada e conduzida pelo povo. A elite, nem adianta discutir, nunca fez gosto pelo 'entrudo',...