Arte

7 grandes filmes sobre exorcismo na história do cinema de terror

Vitor Paiva - 23/07/2021

Mais do que monstros, fantasmas e outras ameaças típicas dos filmes de terror, nenhum tema provoca mais medo nos espectadores do que as histórias de possessão. A base de tal imaginário, claro, é a própria essência do pavor sobrenatural: o demônio, o diabo, aquilo que a literatura religiosa nos ensina como sendo a definição, o motivador, a essência de todo mal.

Quando essa essência maligna se encontra literalmente dentro de uma pessoa como se dá em tais obras cinematográficas, o pavor passa a se encontrar não só dentro de nossas casas, mas de nós – e talvez por isso o sucesso do tema da possessão e do exorcismo como fundo de alguns dos mais amados e celebrados filmes de terror da história. 

Linda Blair em cena de O Exorcista

Linda Blair em cena de “O Exorcista”

-Como são os atores que interpretam vilões e monstros de filmes de terror na vida real

Quando falamos de filmes de exorcismo, é impossível não pensar diretamente no clássico maior do tema, O Exorcista, de 1973, obra que causou ondas de pânico e furor como um dos filmes que redefiniu o gênero – e a própria história do cinema.

Há, porém, outras tantas possessões e lutas contra demônios contadas em filmes que desde então seguem provocando arrepios e pesadelos, bem como alegria e diversão, nos espectadores, movendo grandes sucessos da história do cinema através de um dos sentimentos mais francos e instigantes que uma obra de arte pode provocar: o medo.

O Sétimo Dia é o filme mais recente do tema

“O Sétimo Dia” é o filme mais recente do tema

-Esses incríveis microcontos de terror vão te deixar de cabelo em pé em duas frases

Tal medo, quando devidamente controlado e localizado na distância alegórica e simbólica das obras de arte, pode também provocar diversão e mesmo prazer entre os seguidores do gênero – que, não por acaso, possui um dos maiores e mais fiéis públicos entre os amantes do cinema.

Assim, quem não aguenta os sustos ou a excitação dos filmes de terror, melhor tirar os olhos da tela, pois selecionamos os 7 dos melhores filmes de exorcismo da história do cinema – começando na década de 70, e chegando até O Sétimo Dia, filme lançado esse ano, que chega à plataforma Amazon Prime Video no mês de julho.

O Exorcista (1973)

O Exorcista

O clássico de 1973 se tornaria o maior filme do gênero

 Mais do que o mais famoso e emblemático filme de exorcismo de todos os tempos, o impacto de O Exorcista foi tamanho quando de seu lançamento que é possível afirmar se tratar do maior filme de terror da história. Dirigido por William Friedkin e baseado no livro homônimo de William Peter Blatty (que também assina o texto do filme), O Exorcista conta a história da possessão da jovem Regan, imortalizada por Linda Blair, e da luta contra o demônio que a toma.

A obra se tornou a definição essencial dos filmes do tema, com diversas cenas icônicas entrando para o imaginário coletivo. O filme foi um sucesso estrondoso e se tornou um verdadeiro fenômeno cultural, provocando reações extremas nas plateias e recebendo 10 indicações ao Oscar, vencendo os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Som.

Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem (1988)

Beetlejuice

Michael Keaton interpreta o personagem principal

É claro que Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem é um ponto fora da curva da presente lista – trata-se, afinal, de um filme que provoca gargalhadas e não pânico entre o público. É, porém, objetivamente um filme de exorcismo, com o próprio personagem principal vivido por Michael Keaton se apresentando como um “bio-exorcista” e com diversas sequências de exorcismo – mesmo que cômicas.

Dirigido por Tim Burton, o filme conta a história de um casal (vivido por Alec Baldwin e Geena Davis) que, depois de morrerem, tentam assombrar a casa onde viviam para espantar os novos e impertinentes moradores. Além do próprio tema, Beetlejuice se faz presente nessa lista por um motivo incontestável: trata-se de um excelente filme – mesmo que divertido, e não apavorante.

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

O Exorcismo de Emily Rose

Baseado em história supostamente real, o filme é claramente inspirado em O Exorcista 

Baseado indiretamente em uma história apresentada como real e dirigido por Scott Derrickson, O Exorcismo de Emily Rose conta a história de uma jovem católica que, após começar a sofrer de episódios frequentes de transes e alucinações, aceita se submeter a uma sessão de exorcismo.

O processo, porém, termina em tragédia, com a jovem vindo a falecer durante a sessão – iniciando um caminho de acusação de assassinato que cai sobre o padre responsável. Um dado curioso sobre a obra é que muitas das contorções corporais que tipicamente afetam as personagens possuídas foram realizadas no filme pela atriz Jennifer Carpenter sem uso de efeitos especiais.

O Último Exorcismo (2010)

O Último Exorcismo

Este se revelou um dos mais assustadores filmes de horror recentes

-Zé do Caixão vive! O adeus a José Mojica Marins, o pai do cinema de terror nacional

Singularmente seguindo um formato como de um documentário, O Último Exorcismo mostra, como o nome sugere, o último exorcismo da carreira de um ministro protestante – sua ideia é expor a prática como fraude.

Ao encontrar, porém, a situação da filha de um fazendeiro na qual a sessão de exorcismo será realizada, o religioso percebe que essa será uma prática diferente de todas as que ministrou em sua carreira. Dirigido por Daniel Stamm, o filme foi um sucesso de crítica e de público, tendo ganhado uma sequência, três anos depois.

 O Ritual (2011)

O Ritual

“O Ritual” conta com elenco estelar encabeçado pelo grande Anthony Hopkins

 Dirigido por Mikael Hafstrom em uma produção entre os EUA, a Itália e a Hungria, o filme O Ritual oferece uma perspectiva singular sobre o tema: ao invés das recorrentes histórias de jovens possuídas, a história percorre a ida de um padre estadunidense ao Vaticano, para frequentar uma escola de exorcismo inaugurada recentemente. Estrelado por ninguém menos que Anthony Hopkins, O Ritual conta também com a brasileira Alice Braga no elenco. 

Invocação do Mal (2013)

Invocação do mal

O filme de 2013 se revelaria um grande sucesso comercial no gênero

Estrelado por Patrick Wilson e Vera Farmiga e dirigido por James Wan, Invocação do Mal se tornaria uma franquia não por acaso: sucesso de crítica e público, o filme seria reconhecido como o melhor do gênero terror na última década.

O cenário é o de uma casa mal-assombrada para onde uma família se muda no interior dos EUA, onde sinistros fenômenos começam a ocorrer. O local seria moradia de uma entidade demoníaca, e a casa – bem como a família – passam a ter de enfrentar sessões de exorcismo para combater o mal. Sucesso de crítica, o primeiro filme da saga arrecadou mais de 300 milhões de dólares no mundo, tornando-se também grande sucesso de público no ano.

O Sétimo Dia (2021)

O Sétimo Dia

“O Sétimo Dia” é a mais recente obra de exorcismo nos cinemas

-Casa dos horrores mais sinistra do mundo vai pagar R$ 80 mil a quem encarar uma tour

A mais recente menção na lista é O Sétimo Dia, filme lançado em 2021. Dirigido por Justin P. Lange e estrelado por Guy Pearce, o filme conta a história de dois padres que enfrentam demônios em exorcismos, mas também seus próprios demônios internos e metafóricos. A obra mostra o trabalho de um exorcista renomado, que se junta a um padre em início de carreira para o seu primeiro dia de treinamento – é nesse contexto que os dois lutam contra a possessão demoníaca de um garoto, em um caminho que as fronteiras entre o bem e o mal, o céu e o inferno parecem se misturar. 

O Sétimo Dia, portanto, é o mais recente capítulo dessa tradição de filmes de exorcismo, e tem lançamento marcado para 22 de julho exclusivamente na plataforma Amazon Prime Video.

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.