Arte

8 documentários que revelam a vida e a obra de grandes gênios modernos

Vitor Paiva - 21/07/2021 | Atualizada em - 02/08/2021

O cinema surgiu com os irmãos Lumière filmando e registrando a realidade, como essencialmente uma forma de arte documental. E por mais que em pouquíssimo tempo os filmes tenham passado a majoritariamente contar histórias inventadas com atrizes e atores interpretando papéis, o interesse em ver a “realidade” na tela jamais diminuiu – e um bom documentário pode comover, revelar, denunciar e retratar uma história, um lugar, uma época ou uma vida como nada mais é capaz.

Cena do filme "La Sortie de l'Usine Lumière à Lyon"

Cena do filme “La Sortie de l’Usine Lumière à Lyon”, um dos exibidos na primeira sessão da história, em 1895 © reprodução

-Alice Guy Blaché, a pioneira do cinema que a história esqueceu

E principalmente os filmes são até hoje veículos preciosos para se registrar e contar algumas das vidas mais extraordinárias que sabemos – aquelas pessoas que admiramos e que queremos saber mais, sobre como conseguiram tanto criar artes extraordinárias em vidas extraordinárias. Por isso os documentários detalhando a trajetória de nossos artistas preferidos se tornam também algumas de nossas obras prediletas – como uma forma de rever e saber mais sobre a vida e a obra dos artistas que tanto amamos.

Cena do documentário "Pina", de Win Wenders

Cena do documentário “Pina”, de Win Wenders

-Seleção Hypeness: 10 documentários pra mudar a sua vida

Entre poetas, cantoras, estilistas, bailarinas, escritores e esportistas, selecionamos alguns dos melhores documentários recentes para visitarmos, como quem de fato vai à casa e à vida de uma pessoa, alguns dos nomes mais extraordinários de cada uma dessas áreas. A presente lista foi elaborada em parceria com o Telecine como um convite para mergulharmos na história registrada em documentários da vida de grandes artistas – todos devidamente disponíveis no streaming do Telecine para nosso deleite e nossa inspiração. Vale lembrar que o aplicativo de filmes do Telecine oferece os primeiros 30 dias de acesso gratuitamente para novos assinantes   

Billie

Billie Holiday

“Billie” conta a história de uma das maiores cantoras em todos os tempos © divulgação

Se fosse possível escolher uma única pessoa como a maior cantora da história da música nos EUA, esse título provavelmente seria dado à Billie Holiday. Antes de se tornar a voz maior do Jazz no país, a artistas enfrentou uma das mais duras biografias que se pode imaginar, em sofrimento proporcional à dimensão de seu talento – e é essa incrível vida contada em Billie, documentário dirigido por James Erskine em 2019, que conta com nomes como Tony Bennett e Sylvia Syms para celebrar essa verdadeira e reluzente estrela.

Pina

"Pina", de Win Wenders

O doc de Win Wenders sobre Pina foi indicado ao Oscar

 A bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch é ponto de verdadeira revolução na dança moderna, e um outro ícone da arte alemã moderna escolheu celebrar essa vida e obra no documentário Pina: o diretor Win Wenders. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário, o filme não só conta a vida da coreógrafa como conversa com alguns de seus alunos e remonta os principais espetáculo da carreira de Pina, a fim de encarnar em cena a beleza e a força, a delicadeza e o impacto do gesto, da dança, da vida de Pina, em filme que faz jus ao trabalho da coreógrafa como um dos grandes documentários recentes.

-A bailarina Baderna e a história de resistência por trás dessa palavra

O Império de Pierre Cardin

Pierre Cardin

Pierre Cardin ajudou a criar toda estética futurista e fashion no século passado © divulgação

No hall dos grandes gênios do design de moda da história, poucos imortalizaram seu nome no panteão fashion como o estilista Pierre Cardin. Se valendo de propostas experimentais e radicais para o desenvolvimento de suas peças, desde os anos 1950 seu trabalho se afirma como criações desafiadoras e de vanguarda, estabelecendo paradigmas e porvires para a indústria ao longo das décadas. Para iluminar tal trajetória e oferecer a dimensão de seu trabalho, o documentário O Império de Pierre Cardin, dirigido por P. David Ebersole em 2019, conta com a participação de nomes como Jean-Paul Gaultier, Philippe Starck, Sharon Stone e Naomi Campbell. 

Só Dez Por Cento é Mentira

Manoel de Barros

Manoel de Barros faleceu em 2014 aos 97 anos © divulgação

 A imaginação, a criação, a invenção e a natureza foram as bases para que a poesia do mato-grossense Manoel de Barros se tornasse uma das mais influentes, originais e celebradas do Brasil em todos os tempos. A linguagem é o veículo para a poética filosófica, questionadora e, ao mesmo tempo, minimalista e delicada criada por Barros – e é esse caminho da invenção e do questionamento que move o documentário Só Dez Por Cento é Mentira, dirigido por Pedro Cezar e lançado em 2009. Uma entrevista inédita com o poeta explora a “desbiografia” do poeta como uma verdadeira biografia – seja ela verdade ou mentira.

 Lumière – A Aventura Começa

Irmãos Lumière

Os irmãos franceses criadores do cinema © Getty Images

 Se as primeiras filmagens da história do cinema eram registros documentais, com as quais os Irmãos Lumière apresentaram a nova tecnologia e demonstraram a forma de registro e arte que nascia em 1895, nada mais justo do que um detalhado documentário para contar a história de Louis e Auguste Lumière. Dirigido por Thierry Frémaux em 2017, Lumière – A Aventura Começa mostra, portanto, não só o desenvolvimento do cinematógrafo como mergulha em algumas dessas primeiras obras, para mostrar o nascimento da própria arte que conta essa história.

Súplicas Atendidas: Os Arquivos de Capote

Truman Capote

Triunfo e fracasso são forças da história de Capote, um dos grandes autores dos EUA © divulgação

 O imenso sucesso de A Sangue Frio, livro que efetivamente revolucionou a literatura e o jornalismo nos EUA, o autor estadunidense Truman Capote iniciou, em 1975, o romance “Answered Prayers” como o próximo grande passo de um trabalho fundamental. Problemas pessoais, profissionais, mentais, e mesmo alcoólicos ofuscaram a obra e impediram o livro de ser sequer concluído – e essa história de triunfo e desastre que o documentário Súplicas Atendidas: Os Arquivos de Capote, dirigido por Ebs Burnough em 2019, busca contar.

Alexander McQueen

Alexander McQueen

O estilista que revolucionou a moda faleceu em 2010, aos 40 anos © Getty Images

 Especialistas gostam de afirmar que o estilista britânico Alexander McQueen foi o último verdadeiro gênio do universo da moda – um criador de fato, capaz de trazer profundidade e sensibilidade sem abrir mão da imaginação ao extremo. Iconoclasta e transformador, não por acaso, McQueen foi o estilista preferido de nomes como Madonna e Beyoncé quando era tanto a assinatura por trás de marcas como a Givenchy como de sua própria grife – é essa passarela que o documentário Alexander McQueen, dirigido por Ian Bonhôte em 2018, atravessa, para mostrar a vida de um designer realmente icônico.

Eu Sou Ali – A História de Muhammad Ali

Muhammad Ali

Ali foi mais do que um esportista, mas um dos maiores personagens do século XX © divulgação

-‘Preto, confiante; meu nome, minha religião. Se acostumem comigo’, o adeus a Muhammad Ali

A presente seleção é formada essencialmente por artistas, e exatamente por isso é justo incluir na lista o documentário Eu Sou Ali – A História de Muhammad Ali. O boxer estadunidense Muhammad Ali não foi somente o maior nome da história do esporte, como foi um dos grandes responsáveis por tornar o boxe em uma forma de arte – e mais: em termos de vidas extraordinárias, poucas superam a vivida por Ali. Verdadeiro ícone do esporte e mesmo da política e do próprio século XX, das origens pobres às superações e triunfos, passando pelos posicionamentos políticos e a própria reinvenção do boxe é a trajetória retratada no doc dirigido por Clare Lewins em 2014, mostrando a vida desse grande esportista – o verdadeiro artista que foi Ali.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após incêndio de 2015, Museu da Língua Portuguesa tem data para reabrir