Arte

Agenda Hype em casa: Dia do Rock, Zélia Duncan, Samuca e a Selva e Larissa Luz nos destaques

Gabriela Rassy - 14/07/2021 | Atualizada em - 16/07/2021

Semana de Dia do Rock chega mais eclética e deliciosa do que nunca. Num mix de castanhas de dar gosto, vai rolar Zélia Duncan com Orquestra Sinfônica, arraiá com Elba Ramalho, a Caravana Tonteria de Leticia Sabatella e muito mais.

Nos lançamentos, Larissa Luz, Samuca e a Selva, Maíra Freitas, Marissol Mwaba com Drik Barbosa, Linn da Quebrada e François Muleka, entre outras delícias sonoras.

Vem na minha!

#lives

Zélia Duncan e Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
Terça, 13, às 19h
Grátis
No Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, a Série Concertos Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, apresentada pelo Santander, chega com a sua segunda apresentação com a OSJC e participação especial de Zélia Duncan. Sob a direção musical do maestro Vinícius Louzada, a apresentação tem transmissão direta do Teatro Riachuelo (RJ) e inclui clássicos do rock nacional, além de músicas de Beatles, Guns N’ Roses e Led Zeppelin no repertório.

NoFront faz 3: construindo uma nova era
12 a 25 de julho
Grátis
Ensinar educação financeira para a população negra e periférica por meio do rap. Esse é o propósito da NoFront – plataforma de educação financeira, que já formou mais de 4.800 desde 2018, no Brasil e no exterior. Em comemoração ao aniversário de 3 anos, a plataforma convidou KL Jay e Ice Blue, integrantes do Racionais MC’s, para discutir o impacto social do rap e o contexto atua em duas mesas dentro da programação do evento. KL Jay abre o evento dia 12, na mesa No Front + Hip Hop, acompanhado de pocket-show com MC Soffia. Já a mesa com Ice Blue acontece na sexta, dia 16. A programação traz ainda aulas gratuitas de educação financeira e sustentabilidade artística.

Gravnave, Pélico e Saulo Duarte | Legato
Quinta, sexta e domingo, 15, 16 e 18 de julho, 20h
R$ 26
Diante de uma crise sem precedentes, o mercado musical está passando por um momento delicadíssimo e neste cenário é amplamente discutido a necessidade do uso de plataformas para uma assistência. Sem palcos e sem shows as livestreams viraram normas para músicos. E pensando nisso a plataforma Legato, focada em ajudar a indústria da música, coloca no mundo três shows. O lineup dessa vez, conta com Gravnave, Pélico e Saulo Duarte.

Uma Noite de Arriá
Sexta-feira, dia 16, a partir das 20h
Grátis
O Teatro Riachuelo abre seu palco para um arraiá virtual especial e solidário. O festejo julino traz a paraibana Elba Ramalho convidando a baiana Solange Almeida para exaltar as tradições nordestinas com muito forró e versões juninas de grandes hits. As duas serão acompanhadas pelo Pe. Fabio de Mello na live.

Caravana Tonteria | Teatro Prudential
18 de julho, às 19h
R$ 20
Depois de rodar o Brasil por cinco anos, a Caravana Tonteria de Leticia Sabatella ganha as plataformas de música, com show de lançamento no palco aberto do Teatro Prudential. O álbum digital registra o repertório do espetáculo e reúne canções de compositores como Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano Veloso, João Donato e Arrigo Barnabé, entre outros.

Pensa Rio: Soft Power House
Quarta, 14, 11h30
Grátis
O que o Rio precisa para se tornar uma Soft Power House? É para responder esta pergunta e discutir possíveis caminhos que especialistas e pensadores se reúnem no evento online. Promovido pelo Conselho Estratégico da Casa Firjan, o programa transmitido pelo Youtube, com caixa de perguntas abertas ao público.

#música

Larissa Luz | Cante Pra Chamar
Em parceria com o laboratório musical Rumpilezzinho, do maestro Letieres Leite, a cantora, compositora, curadora, produtora, ativista, atriz e empresária evoca o sentimento de fé para atravessar tempos difíceis na canção composta “no auge da pandemia”, como ela conta. A nova canção, que conta com trecho de uma fala da líder religiosa, educadora e ativista Makota Valdina, também ganhou um videoclipe.

Samuca e a Selva | Coragem
Do latim coraticum (cor é coração e aticum, ação), a palavra coragem significa ação do coração. Substantivo feminino definido no dicionário como moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez e firmeza de espírito para enfrentar uma situação difícil. “Coragem”, música inédita da banda Samuca e a Selva, disponível pelo selo Relva Music em todas as plataformas digitais, com videoclipe de animação assinado pela designer e ilustradora Thai Gomes, aponta alguns caminhos para despertar a confiança nas incontáveis possibilidades do desconhecido.

Maíra Freitas | Tambor Atento
A pianista, cantora, professora, diretora e produtora musical lança single inédito, que ela compôs com seguidores do seu perfil no Instagram. “Uma experimentação louca pra sustentar minha sanidade na pandemia. Nunca achei que fosse funcionar, mas rolou. Somos dez compositores que nunca se encontraram ao vivo. Essa música fala sobre leveza e a vontade de permanecer vivo”, conta.

Marissol Mwaba feat. Drik Barbosa, Linn da Quebrada e François Muleka | Chupando Versos
A faixa com beats de Lucs Romero marca uma virada na música de Marissol. Depois de colaborar com artistas e produções importantes do rap nacional, a cantora e compositora de origem congolesa mergulha a potência de sua voz cristalina no R&B, com refrão pop quentinho e sussurros, em um flerte mais direto com o hip hop. “Chupando Versos” é um prenúncio sedutor dos novos encontros com calor, toque físico, aconchego na saudade, tudo de perto, além das telas, e com uma esperança mais acumulada que a mega.

Nat Guareschi feat. Rappin´Hood | Cansadita
Bem-humorada, refrão marcante, referências latinas e pitadas de brega e funk. Esses são os ingredientes da faixa ‘Cansadita’, nova aposta de Nat Guareschi que conta também com a participação de Rappin´Hood.

Guto Brant | Pombália
O cantor e compositor mineiro lança dia 15 o EP “Pombália” (selo ACABA). O nome, um neologismo, vem do apelido do apartamento, em Belo Horizonte, onde Guto mora e compôs as faixas, produziu e gravou sozinho o EP no último ano, em total isolamento. Além disso, também pode ser mais um jeito de chamar o Brasil, representando o que seria o “reino da miscelânea ou o lugar da desordem”, nas palavras do artista.

Pré-save: https://ditto.fm/pombalia

Ego Kill Talent | Ego Kill Talent Acoustic
O grupo dá novos contornos a sua sonoridade antes de embarcar para a América do Norte onde deve fazer o primeiro show do ano. O quinteto lança o disco Ego Kill Talent Acoustic, trabalho dividido em uma trilogia de EPs que dá roupagem acústica com arranjos mais simples e cancioneiros para músicas do segundo álbum do EKT – o The Dance Between Extremes, que veio ao mundo em março – e do disco autointitulado que marcou a estreia da banda em 2017. A primeira parte do projeto foi lançada no dia 9 de julho para celebrar o mês do rock.

#filmes

Mostra Rio Desaparecido | MAM Rio e Rio Memórias
15 e 21 de julho
Grátis

O Museu Virtual Rio Memórias e a Cinemateca do MAM se uniram para exibir três documentários, um deles inédito, além de debates com historiadores, arquitetos e cineastas de renome sobre as transformações urbanas ocorridas no Rio de Janeiro. Inédito e histórico, o filme ‘Nossos Soberanos no Brasil’ acompanha a legendária visita dos reis belgas aos trópicos, em 1920.

Bate-papo de Cinema Pontos MIS
Sábado, às 18h, ao vivo
Grátis – de 15.07 (às 11h) a 17.07 e ao bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube (com interpretação em Libras) 
Neste mês de julho, em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte, o MIS apresenta uma mostra de cinema que percorre o mundo. Na terceira edição, você pode assistir gratuitamente ao filme “O carteiro e o poeta” (dir. Massimo Troisi, Michael Radford, Itália, 1994, 156 min, 12 anos) e participar do bate-papo com a convidada Sandra Nunes (professora e pesquisadora) mediado por Giuliana Monteiro (roteirista e diretora).

#podcast

Rio Memórias
Entre uma série de novidades que o Museu Virtual Rio Memórias está promovendo para comemorar os seus dois anos de atividades, está o lançamento do podcast, que estreia dia 16 de julho. A Revolta da Vacina, a Conjuração Carioca, os conflitos do transporte público (Revolta do Vintém 1879, Revolta do Bonde 1956, Protestos 2013), a Revolta da Chibata, as passeatas e comícios que marcaram a história da cidade (13 de março na Central, Passeata dos 100 mil, movimento das Diretas), e os motins populares ocorridos após o suicídio de Getúlio Vargas são os temas contemplados nesta primeira temporada.

#livros

Raiva, de Monica Isakstuen
O novo romance da vencedora do Norwegian Book Award, explora numa prosa magistral a maternidade e o casamento num de seus aspectos mais realistas: a sobrecarga feminina. Uma casa imensa, antiga, onde canos estouram, pedras precisam ser limpas, pássaros constroem ninhos nos vãos do telhado. Três crianças, sendo dois meninos gêmeos e um animal de estimação. Compras no supermercado, tarefas escolares, reunião de pais, um marido que chega cada vez mais tarde, vizinhos. Em meio a tudo isso, uma única mulher, sobrecarregada, explodindo, perdendo o controle. Sentada no sofá, sem a blusa, presa por um travesseiro de amamentação gigante, a protagonista se pergunta o que restou da pessoa que ela apresentou a seu parceiro dois anos antes. Eu sou a soma de minhas ações ou meus ideais?, a personagem se pergunta. O que resta de si mesma, após a maternidade e toda a transformação do corpo e da rotina?

#cursos

Jornal da exystêncya: o sonho como dispositivo de promoção de saúde | MAM São Paulo
15 e 22 de julho, quinta-feira, às 16h
Grátis
Em dois encontros virtuais de criação artística coletiva, Carú de Paula explora a potência de corpos vivos e suas multiplicidades, onde parte de exercícios do sonho, da imaginação e da anunciação de desejos para formular novas formas de futuro e promoção de saúde. A proposta é um convite coletivo para pensarmos o que significa saúde e saúde mental, para além do conceito empregado na ciência tradicional. O primeiro encontro, no dia 15/07, será direcionado ao diálogo e acolhimento para que, no segundo encontro, no dia 22/07, seja posto em prática o Jornal da exystêncya, um dispositivo de memória e registro coletivo, onde os tempos se encontram com novas possibilidades.

Publicidade

Samuca e a Selva por Carolina Ferreira


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Garfield’ de verdade existe e atende pelo nome de Ferdinando