Ciência

Alguns bons motivos pelos quais você deveria incluir uma boa soneca na sua rotina

Redação Hypeness - 08/07/2021

Eu sei que você provavelmente adorar dormir. Mas e tirar aquela sonequinha? Em tempos de home office, tudo é possível, incluindo encaixar uns minutinhos de sono no meio do seu dia. E nem é pelo prazer de não fazer nada, mas pelo benefício que isso pode causar para a sua saúde. Parece estranho, mas é verdade: descansar faz bem e aumenta sua produtividade, não o contrário. Por isso, compilamos alguns benefícios da soneca.

Um modelo para a sociedade: Este senhor é voluntário e tira sonecas com os gatos deste abrigo diariamente

O brasileiro tem cada vez mais dormido menos: na média, dormimos apenas 6,4 horas por dia, menos do que os trabalhadores chineses, que os americanos e que os britânicos. Não é uma boa medida e é quase natural associar essa informação com o fato de que o Brasil seja o país com maior prevalência de ansiedade no mundo.

benefícios da soneca

O soninho no meio do dia não só faz bem para você, mas para toda a sociedade: privação de sono na economia causa perdas bilionárias na economia e reduz produtividade de empresas e trabalhadores

Os benefícios da soneca

Portanto, temos que nos desatentar e focar na boa e velha sonequinha. Os benefícios da soneca para a nossa saúde são inúmeros: em apenas seis minutos, as dormidinhas no meio do dia aumentam a nossa capacidade motora e até nossa atenção. Um estudo da NASA mostrou que pilotos que dormiram uma hora antes de pegar uma aeronave militar tiveram o dobro de atenção e tiveram um desempenho 34% melhor na pilotagem do que os que não deram aquela descansada.

– Insônia? Para algumas pessoas o problema é o super sono, que faz você dormir por dias

Outro benefício das sonequinhas está no seu apoio ao sistema imunológico. As horas de sono conseguem equilibrar a produção de citocinas e fazer com que seu sistema imune possa agir de forma melhor, além de reduzir a chance de um excesso de proteínas que pode prejudicar seu corpo.

“Os distúrbios do sono tornam o organismo mais susceptível a doenças infecciosas devido a uma resposta imunológica inadequada de combate a patógenos ou agentes infecciosos”, afirma doutoranda em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membra-diretora da Associação Brasileira do Sono, Dra. Lenise Kim.

Isso sem contar que uma boa sonequinha pode ajudar a economia de todo o mundo: estudos do Centro de Divulgação sobre o Sono, em parceria com a Academia Americana de Medicina do Sono e o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, mostrou que a baixa produtividade de trabalhadores com privação do sono custa 136 bilhões de dólares para as empresas estadunidenses.

Para conseguir aproveitar bem o seu sono: Dormir melhor: 10 dicas simples para uma boa noite de sono, de acordo com a ciência

E o melhor momento para colocar sua soneca é após o almoço: “Parece claro que a natureza determinou que adultos devem tirar sonecas no meio do dia, provavelmente para fugir do sol quente do meio-dia”, explica William Dement, ex-diretor do Clínica de Pesquisa sobre o Sono da Universidade de Stanford. Portanto, viva a siesta!

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Quase 100% das nossas preocupações não se concretizam, diz estudo