Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Eu sei que você provavelmente adorar dormir. Mas e tirar aquela sonequinha? Em tempos de home office, tudo é possível, incluindo encaixar uns minutinhos de sono no meio do seu dia. E nem é pelo prazer de não fazer nada, mas pelo benefício que isso pode causar para a sua saúde. Parece estranho, mas é verdade: descansar faz bem e aumenta sua produtividade, não o contrário. Por isso, compilamos alguns benefícios da soneca.
Um modelo para a sociedade: Este senhor é voluntário e tira sonecas com os gatos deste abrigo diariamente
O brasileiro tem cada vez mais dormido menos: na média, dormimos apenas 6,4 horas por dia, menos do que os trabalhadores chineses, que os americanos e que os britânicos. Não é uma boa medida e é quase natural associar essa informação com o fato de que o Brasil seja o país com maior prevalência de ansiedade no mundo.
O soninho no meio do dia não só faz bem para você, mas para toda a sociedade: privação de sono na economia causa perdas bilionárias na economia e reduz produtividade de empresas e trabalhadores
Portanto, temos que nos desatentar e focar na boa e velha sonequinha. Os benefícios da soneca para a nossa saúde são inúmeros: em apenas seis minutos, as dormidinhas no meio do dia aumentam a nossa capacidade motora e até nossa atenção. Um estudo da NASA mostrou que pilotos que dormiram uma hora antes de pegar uma aeronave militar tiveram o dobro de atenção e tiveram um desempenho 34% melhor na pilotagem do que os que não deram aquela descansada.
– Insônia? Para algumas pessoas o problema é o super sono, que faz você dormir por dias
Outro benefício das sonequinhas está no seu apoio ao sistema imunológico. As horas de sono conseguem equilibrar a produção de citocinas e fazer com que seu sistema imune possa agir de forma melhor, além de reduzir a chance de um excesso de proteínas que pode prejudicar seu corpo.
“Os distúrbios do sono tornam o organismo mais susceptível a doenças infecciosas devido a uma resposta imunológica inadequada de combate a patógenos ou agentes infecciosos”, afirma doutoranda em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membra-diretora da Associação Brasileira do Sono, Dra. Lenise Kim.
Isso sem contar que uma boa sonequinha pode ajudar a economia de todo o mundo: estudos do Centro de Divulgação sobre o Sono, em parceria com a Academia Americana de Medicina do Sono e o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, mostrou que a baixa produtividade de trabalhadores com privação do sono custa 136 bilhões de dólares para as empresas estadunidenses.
Para conseguir aproveitar bem o seu sono: Dormir melhor: 10 dicas simples para uma boa noite de sono, de acordo com a ciência
E o melhor momento para colocar sua soneca é após o almoço: “Parece claro que a natureza determinou que adultos devem tirar sonecas no meio do dia, provavelmente para fugir do sol quente do meio-dia”, explica William Dement, ex-diretor do Clínica de Pesquisa sobre o Sono da Universidade de Stanford. Portanto, viva a siesta!
Publicidade
Mães e cientistas, as fundadoras do Science Moms se uniram com o mesmo propósito: chamar atenção para a emergência...
No início de fevereiro, a Antártica sofreu com uma onda de calor. O resultado foi o derretimento de aproximadamente...
A anestesia só começou a ser usada na medicina por volta de 1840. Antes disso, porém, cirurgias já eram realizadas...
A experiência de saborear uma boa cerveja não acontece somente em nossa boca, mas sim com todo nosso corpo –...
Aulas de biologia costumam ser muito mais interessantes quando os professores propõe uma atividade prática, como...
A Fiocruz detectou um caso da Influenza A tipo H1N2 em uma mulher da cidade de Ibiporã (PR). Muitos veículos...
Ainda que se trate de um complexo processo de desequilíbrio entre sistemas, ecossistemas e o próprio clima do...
Se a medicina ainda parece ser uma exclusividade dos humanos, então talvez esteja na hora de observar de perto outras...
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump quer que a Nasa seja enviada em uma nova viagem à Lua em 2024. O plano...