Sustentabilidade

Amazônia: recorte aponta perda de 2,5 bi de árvores desde 2015 por seca e incêndios

Redação Hypeness - 22/07/2021

Pesquisadores britânicos e brasileiros estimam que a Amazônia tenha perdido ao menos 2,5 bilhões de árvores nos últimos seis anos. A notícia assustadora faz parte de um estudo elaborado por cientistas das Universidades de Oxford e Lancaster, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições publicado no jornal “Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America” (Pnas).

Amazônia emite mais gás carbônico do que absorve; processo de degradação é inédito

A pesquisa foi feita na região do Baixo Tapajós, perto da cidade de Santarém, no Pará. A área tem cerca de 6,5 milhões de hectares. A equipe avaliou os efeitos, na região, do fenômeno El Niño, que agiu de forma intensa nos anos de 2015 e 2016.

Os pesquisadores acompanhavam com atenção o desmatamento e as consequências da ação climática na região do Baixo Tapajós desde 2010. A partir de 2015, eles perceberam que o El Niño estava provocando uma seca severa e decidiram investigar a fundo como ele interferiria na floresta. Até outubro de 2018, eles foram até a região a cada três meses para verificar como estava cada uma das árvores. Assim, conseguiram chegar ao número impressionante. 

Conheça alguns dos projetos mais relevantes na produção de créditos de carbono no Brasil hoje

Se (a árvore) não tem folha, é um sinal que já está morta, já que a maioria das árvores na Amazônia não perdem folhas em partes do ano”, diz Erika Berenguer, bióloga e uma das pesquisadoras do projeto, sobre um dos métodos para identificar o estado de uma árvore,  em entrevista à “BBC”. Ela explica que as plantas morrem por causa da seca ou do fogo. Uma das origens para o segundo é o desmatamento.

Segundo a pesquisa, cerca de 495 milhões de toneladas de CO2 foram jogados na atmosfera por conta da derrubada dessas árvores. O número representa mais do que um ano inteiro do liberado pela floresta com os desmatamentos. 

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Governo é acusado de negacionismo e falta de transparência sobre risco de apagão