Sustentabilidade

Apagão que ameaça Brasil pode ter explicação no desmatamento do Cerrado

Redação Hypeness - 02/07/2021

A crise hídrica brasileira foi a justificativa utilizada pelo governo para pedir que a população fizesse um uso mais consciente de água e energia. A conta de luz foi reajustada em 52% e o bolso do cidadão vai sentir o baque. E uma das causas disso tudo pode ser explicada no desmatamento do Cerrado.

Seca empurra aumento histórico na conta de luz; nota alertou para apagão

No coração do Brasil, o bioma abriga centenas de rios que são fundamentais no abastecimento da bacia do rio Paraná. No entanto, esses mesmos rios encontram-se em uma de suas menores vazões já registradas na história. A falta de água suficiente ameaça o país de viver um apagão se nada for feito. 

Uma reportagem da “BBC” mostra que, de 1985 a 2019, mais de quatro milhões de hectares de vegetação nativa foram destruídos no Cerrado. Isso representa uma diminuição de 17,6%. O que resta lá é apenas 22,4% da cobertura natural.

Planta encontrada no Cerrado por ajudar no tratamento contra o câncer

A derrubada de árvores é um dos fatores para que as chuvas parem de cair. Isso porque a vegetação deixa de “jogar” para a atmosfera uma imensa quantidade de água que cairia em forma de precipitação. 

O Cerrado é o bioma que recebe o apelido de “berço das águas” porque nele estão os berços de oito das 12 bacias hidrográficas que existem no país. Além disso, ele possui uma vegetação cujas raízes ajudam a manter o solo úmido em estações secas e molhado nos períodos de chuva. Segundo o engenheiro ambiental Arnaldo José Cambraia Neto, 80% da água dos rios do Cerrado tem origem na chuva que infiltra no subsolo.

Esta fotografia do Cerrado feita por um brasileiro venceu um concurso internacional

Outro problema na devastação do Cerrado é a agropecuária. Mais de 43% do bioma foi dizimado por conta da atividade somente em 2020. De acordo com o geógrafo Yuri Salmona, ouvido pela “BBC”, com a substituição da vegetação nativa por lavouras, essa retenção de água que existia nos lençóis freáticos vai parar de existir. Ao invés disso, a água passa a aumentar a vazão dos rios no período chuvoso.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.