Sustentabilidade

Ararinhas-azuis nascem no Brasil após 20 anos de extinção

19 • 07 • 2021 às 12:03
Atualizada em 20 • 07 • 2021 às 10:23
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Consideradas extintas no Brasil desde o início dos anos 2000, as ararinhas-azuis poderão retornar à natureza em breve. A boa notícia é fruto do trabalho do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), que registrou os nascimentos de um trio da espécie entre os dias 6 e 9 de junho. 

A expectativa é que as ararinhas-azuis sejam reintroduzidas na natureza no interior do Refúgio de Vida Silvestre Ararinha-Azul, em Curaçá (BA). 

Leia também: Retratada no filme ‘Rio’, ararinha-azul está extinta no Brasil

A ACTP investiu cerca de 2 milhões de euros no Centro de Reprodução e Reintrodução das Ararinhas-Azuis na Bahia

Vitória da ciência 

O processo de nascimento dos filhotes exigiu grandes esforços de membros do ICMBio, que contaram com a colaboração de pesquisadores internacionais. Existem apenas 240 ararinhas-azuis no mundo, todas vivendo em cativeiro. 

O nascimento dos três filhotes acontece três anos depois que as ararinhas-azuis foram oficialmente declaradas extintas no Brasil. Os bebês vieram ao mundo na Caatinga baiana e são fruto de um carregamento com 52 ararinhas-azuis vindo da Alemanha em 2020. 

Leia também: Brasil recebe 50 filhotes de araras-azuis e breca extinção de 20 anos

A maioria das aves estava sob vigilância da associação alemã Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP), que forneceu 52 ararinhas, com 14 pares dispostos em um recinto para reprodução. 

As ararinhas-azuis estavam extintas há 20 anos

Recebidos no Brasil em março de 2020, os animais foram divididos em proporções similares entre machos e fêmeas – dessa soma, três filhotes de ararinhas-azuis nasceram na região da Caatinga baiana. 

A ararinha-azul é uma espécie nativa do Brasil. Elas gostam do clima do norte da Bahia, ao sul do rio São Francisco. Juazeiro e Curaçá são alguns de seus locais favoritos. A ararinha-azul foi imortalizada no filme ‘Rio”. 

Publicidade

Foto: foto 1: Divulgação/ACTP/foto 2: Divulgação/ICMBio


Canais Especiais Hypeness