Arte

Banksy hackeia pintura com alerta climático e agora ela vale 6,3 milhões de dólares

Redação Hypeness - 05/07/2021 | Atualizada em - 08/07/2021

Banksy é um dos maiores nomes da arte há alguns anos e suas intervenções fizeram com que o anônimo se cristalizasse como um dos mais inovadores artistas de todo o mundo. Uma nova peça de arte criada pelo artista que denuncia a emergência climática foi leiloada por mais de US$ 6 milhões, mas o fato curioso é que ela é uma peça ‘hackeada’.

– Pintora tem obra mais cara da história vendida em leilão ofuscada por Banksy

O asterisco no canto inferior direito da obra multiplicou seu valor monetário e ressignificou a paisagem com mensagem política sobre nosso futuro

Em 2009, a obra ‘Mount Rainier of Washington State’ do pintor germano-estadunidense Albert Bierstadt, de 1890, foi sequestrada por Banksy. A representação das paisagens montanhosas e repletas de vegetação do estado americano de Washington ganhou um novo detalhe quando apropriada pelo artista anônimo.

– Banksy faz arte no banheiro e brinca com vida de casado na quarentena

Banksy escreveu em letras sem serifa, ao bom estilo corporativo, ‘Subject to availability for a limited period only’, ou, em tradução livre ‘Sujeito à disponibilidade por um período limitado de tempo’, como uma forma de alertar que a natureza como conhecemos está próxima de ser destruída.

Curiosamente, no ano passado, o parque que abriga a paisagem foi fechado por desmoronamentos e inundações históricas. “O diálogo sarcástico de Banksy com a história da arte coloca essa pintura no contexto da crise climática enfrentada por todo o planeta”, afirmou Katharine Arnold, chefe de arte contemporânea da galeria Christie’s, responsável pelo leilão.

As letras corporativas causam a contradição e mostram a responsabilidade das grandes companhias no processo de aquecimento global e de devastação dos recursos naturais disponíveis no nosso planeta.

– Banksy ataca novamente: dessa vez, na cidade mais poluída do Reino Unido

A obra foi criada em 2009, mas 11 anos depois, ainda mantém sua importância: a obra foi leiloada por US$ 6.342.180 ou 32 milhões de reais brasileiros na última semana.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Divulgação/Christie's


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Superman brasileiro’ citado na CPI da Covid quer ser reconhecido pela Warner