Debate

Bolsonaro, internado em hospital, está com soluço há 11 dias; médicos analisam condição

Redação Hypeness - 14/07/2021

Jair Bolsonaro está sofrendo com fortes soluços há cerca de 11 dias. O mandatário foi internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (14). Além do soluço, ele está com dores abdominais e deve ficar em observação por até 48 horas, diz a sua assessoria. 

Bolsonaro reclamou pela primeira vez dos soluços no último dia 5 de julho, quando, em sua tradicional conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, disse que estava falando pouco por causa da reação a medicamentos para tratamento dentário – ele havia feito dois implantes no sábado anterior.

– Spike Lee diz em ‘Cannes’ que Bolsonaro é ‘gângster’ e não ‘tem escrúpulos’

Bolsonaro sofre com soluço há mais de 10 dias

Já na quinta-feira passada (8), durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, o Bolsonaro pediu desculpas e disse que talvez não conseguisse se “expressar adequadamente”. A situação persistia na noite de segunda-feira (12), quando, em nova conversa com apoiadores no Alvorada, afirmou que não estava “aguentando falar mais” e relatou que o soluço já durava cerca de 12 dias.

Em entrevista à rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul, Bolsonaro foi aconselhado pelo âncora a “tomar um susto” para que o soluço fosse embora. Ele respondeu: “por enquanto, não estou assustado com nada que acontece no governo”.

De acordo com a avaliação do gastroenterologista Bernardo Martins, do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília, as possíveis causas para o quadro atual de Jair Bolsonaro seriam gastrointestinais ou de estresse. 

“O soluço não é uma doença, é um sinal de que há alguma alteração no organismo. Quando a gente tem mais de 48 horas (de sintomas), tem que investigar. Quando passa de uma semana, é persistente. Passa a ser refratário, porque a gente não consegue controlar”, disse Bernardo ao Extra. 

– Os elogios do ex-líder da Ku Klux Klan ao presidente do Brasil em 2018: ‘Soa como nós’

Leia a nota da Secom na íntegra: 

“O Presidente da República, Jair Bolsonaro, por orientação de sua equipe médica, deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, nesta quarta-feira (14) para a realização de exames para investigar a causa dos soluços.

Por orientação médica, o presidente ficará sob observação, no período de 24 a 48 horas, não necessariamente no hospital. Ele está animado e passa bem”.  

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Cid Moreira tem interdição pedida por filhos que acusam mulher de mantê-lo em cárcere