Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Dados abertos do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 25 mil brasileiros tomaram vacinas vencidas da fabricante Oxford/Astrazeneca. Foram mais de 100 mil doses distribuídas aos estados e municípios com o prazo de validade vencido e pelo menos um quarto delas foram aplicadas. As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo.
– Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil
Segundo os especialistas, as doses vencidas de vacina não causam malefícios à saúde, mas é necessário que os pacientes que receberam o imunizante dos lotes estragados sejam vacinados novamente.
Doses da Astrazeneca vencidas foram distribuídas pelo governo federal e aplicadas por estados e municípios; Governo alega que responsabilidade de descarte não era sua
A base de dados do Ministério da Saúde mostra que 26 mil doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios do Brasil.
– Gêmeas ricas, secretária e prefeito. Brasil negacionista fura fila de vacinação contra a covid-19
Para saber se a vacina que você ou seus familiares tomaram uma vacina vencida, é necessária verificar o lote do imunizante indicado no cartão de vacinação e a data que a dose foi aplicada. Confira os lotes e as datas aqui:
A maioria dos municípios aplicou menos de 10 doses da vacina vencida, mas cabe sempre realizar a verificação para não existir falsa sensação de imunidade.
– Covid: site calcula quando você será vacinado; resultados não animam
As principais cidades que distribuíram o imunizante fora da validade foram Maringá (PR), com 3.536 doses vencidas, seguida de Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996 e Nilópolis (RJ), com 852 doses vencidas. Se você tomou alguma dessas doses depois da data de expiração do lote, procure o posto de saúde e se imunize novamente.
A Prefeitura de Maringá afirma que não distribuiu doses fora da validade e que o registro no DataSUS está incorreto: “O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS”, afirma Marcelo Puzzi, secretário da Saúde de Maringá.
Publicidade
Câmeras de segurança de um condomínio no Distrito Federal flagraram uma atitude chocante de um casal. Eles seguraram...
Nos Estados Unidos, a economia está abrindo espaço para perfis distintos dentro do mercado de trabalho. Ao menos 13...
O apresentador do programa 'Estádio 97', Hilton Malta, o 'Sombra', informou a demissão do comentarista Fábio...
A jurada do Masterchef e chefe de cozinha Paola Carosella, caiu em uma fake news hoje no Twitter. A cozinheira replicou...
A mãe de Luciano Hang, o 'Véio da Havan', faleceu devido a complicações causadas pela covid-19. Ela estava...
Deputada federal em primeiro mandato, Joice Hasselmann (PSL-SP) foi surpreendida ao fazer uma enquete sobre a...
Toda vez que uma criança viraliza em vídeo ou se torna célebre, em esforço costumeiro dos pais pela popularização...
Nas últimas duas semanas, o Brasil registrou três casos do mal da vaca louca, uma doença no sistema nervoso...
Uma moradora de Brasília perdeu seu cachorrinho, o Flock, após levá-lo para o banho em um pet shop na Asa Norte. O...