Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Dados abertos do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 25 mil brasileiros tomaram vacinas vencidas da fabricante Oxford/Astrazeneca. Foram mais de 100 mil doses distribuídas aos estados e municípios com o prazo de validade vencido e pelo menos um quarto delas foram aplicadas. As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo.
– Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil
Segundo os especialistas, as doses vencidas de vacina não causam malefícios à saúde, mas é necessário que os pacientes que receberam o imunizante dos lotes estragados sejam vacinados novamente.
Doses da Astrazeneca vencidas foram distribuídas pelo governo federal e aplicadas por estados e municípios; Governo alega que responsabilidade de descarte não era sua
A base de dados do Ministério da Saúde mostra que 26 mil doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios do Brasil.
– Gêmeas ricas, secretária e prefeito. Brasil negacionista fura fila de vacinação contra a covid-19
Para saber se a vacina que você ou seus familiares tomaram uma vacina vencida, é necessária verificar o lote do imunizante indicado no cartão de vacinação e a data que a dose foi aplicada. Confira os lotes e as datas aqui:
A maioria dos municípios aplicou menos de 10 doses da vacina vencida, mas cabe sempre realizar a verificação para não existir falsa sensação de imunidade.
– Covid: site calcula quando você será vacinado; resultados não animam
As principais cidades que distribuíram o imunizante fora da validade foram Maringá (PR), com 3.536 doses vencidas, seguida de Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996 e Nilópolis (RJ), com 852 doses vencidas. Se você tomou alguma dessas doses depois da data de expiração do lote, procure o posto de saúde e se imunize novamente.
A Prefeitura de Maringá afirma que não distribuiu doses fora da validade e que o registro no DataSUS está incorreto: “O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS”, afirma Marcelo Puzzi, secretário da Saúde de Maringá.
Publicidade
A situação do crime organizado no México é tão grave e disseminada que é difícil encontrar qualquer esfera –...
Realmente o português é uma das línguas mais complexas do mundo. Aliás, falar perfeitamente o idioma é uma missão...
O nome de Fernanda Torres chegou ao topo dos trending topics na última semana porque a atriz foi acusada de rejeitar...
O subinspetor da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Bernardo do Campo, Adenilson Vaz da Costa, compartilhou em...
Líder de uma seita religiosa cristã na Índia e creditado como pai de uma das maiores família do mundo, Ziona Chana...
O ginecologista e obstetra Renato Kalil sofreu novas acusações de crimes sexuais e violência obstétrica. Na semana...
Tecnicamente conhecida como acento grave, a crase é um sinal indicador que representa a fusão de duas vogais...
Um vídeo mostra o momento em que a publicitaria Valkíria Tavares de Moraes Cardoso, de 59 anos, também conhecida...
O anúncio da morte da grande escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, no último dia 3 de abril, trouxe a público...