Debate

Brasil aplicou doses vencidas de vacina contra a covid; entenda riscos

Redação Hypeness - 02/07/2021

Dados abertos do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 25 mil brasileiros tomaram vacinas vencidas da fabricante Oxford/Astrazeneca. Foram mais de 100 mil doses distribuídas aos estados e municípios com o prazo de validade vencido e pelo menos um quarto delas foram aplicadas. As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo.

– Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil 

Segundo os especialistas, as doses vencidas de vacina não causam malefícios à saúde, mas é necessário que os pacientes que receberam o imunizante dos lotes estragados sejam vacinados novamente.

Doses da Astrazeneca vencidas foram distribuídas pelo governo federal e aplicadas por estados e municípios; Governo alega que responsabilidade de descarte não era sua

A base de dados do Ministério da Saúde mostra que 26 mil doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios do Brasil.

– Gêmeas ricas, secretária e prefeito. Brasil negacionista fura fila de vacinação contra a covid-19 

Para saber se a vacina que você ou seus familiares tomaram uma vacina vencida, é necessária verificar o lote do imunizante indicado no cartão de vacinação e a data que a dose foi aplicada. Confira os lotes e as datas aqui:

  • 4120Z001 expirou em 29/03
  • 4120Z004 expirou em 13/04
  • 4120Z005 expirou em 14/04
  • CTMAV505 expirou em 30/04
  • CTMAV506 expirou em 31/05
  • CTMAV520 expirou em 31/05
  • 4120Z025 expirou em 04/06

A maioria dos municípios aplicou menos de 10 doses da vacina vencida, mas cabe sempre realizar a verificação para não existir falsa sensação de imunidade.

– Covid: site calcula quando você será vacinado; resultados não animam

As principais cidades que distribuíram o imunizante fora da validade foram Maringá (PR), com 3.536 doses vencidas, seguida de Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996 e Nilópolis (RJ), com 852 doses vencidas. Se você tomou alguma dessas doses depois da data de expiração do lote, procure o posto de saúde e se imunize novamente.

A Prefeitura de Maringá afirma que não distribuiu doses fora da validade e que o registro no DataSUS está incorreto: “O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS”, afirma Marcelo Puzzi, secretário da Saúde de Maringá.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Deputados se movimentam para criar lei que proíbe linguagem neutra no Brasil