Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A boiada dos agrotóxicos está passando cada vez mais livre no Brasil. Desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2019, o governo Bolsonaro já autorizou mais de 1.250 substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente a serem usados livremente na agricultura. Muitas delas estão proibidas na União Europeia há 20 anos.
– Glifosato e outros agrotóxicos são detectados em diversos alimentos ultraprocessados
Entre as substâncias aprovadas pelo governo Bolsonaro estão o herbicida Tebuthiuron, banido da União Europeia em 2002. De acordo com pesquisas, o agrotóxico pode provocar danos ao meio ambiente e à saúde por anos. Ele afeta a água e pode causar alterações hormonais em peixes que tiverem contato com suas moléculas.
Em 2019, o Tebuthiuron foi liberado para ser usado em mais de 20 produtos usados nas lavouras brasileiras, assim como outro herbicida, o Ametrina, que cientistas associam ao câncer de próstata e ovário, e o inseticida Clorfenapir, vetado em 2001, mas agora servido à mesa com alho, amendoim, batatas, cebolas, tomate e uma série de outros alimentos.
“São moléculas muito antigas, que correspondem a 70% do total liberado. E muitos foram autorizados no Brasil depois de terem sido banidos em outros países. É uma vergonha um país fazer papel de lixeira”, afirmou Sonia Corina Hess, professora de Engenharia Florestal e Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), à “Rede Brasil Atual”.
– Agrotóxicos: 59% dos casos de envenenamento no RS acontecem em casa
De acordo com a revista “Veja”, das 493 substâncias aprovadas em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera que 25 são tóxicas para a saúde e 251 são prejudiciais ao meio-ambiente. A publicação alerta que, no momento em que um número muito alto de substâncias perigosas estão sendo liberadas, a fiscalização sobre esses produtos têm sido inadequada.
A ministra da agricultura do governo Bolsonaro, Tereza Cristina, conhecida como “musa do veneno”.
“Quais são as garantias do consumidor de que o produto vendido cumpriu os padrões de qualidade, desde o plantio até a chegada na gôndola dos supermercados? Como saber se o produto não foi contaminado por algum pesticida além do recomendado? Nada disso fica claro sem que o Ministério da Agricultura realize o devido controle”, reflete Renato Godoy, presidente da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Alimentos (AbraFood), em entrevista à revista.
No fim do ano passado, um levantamento mostrou que o Brasil é o segundo maior comprador de agrotóxicos fabricados na Europa, mas proibidos pela União Europeia. Apesar disso, os alimentos produzidos em países que utilizam as substâncias muitas vezes é importado pelas nações europeias.
“É o ciclo do veneno. Sabemos que esses agrotóxicos são perigosos, mas os vendemos e externalizamos os impactos de nosso próprio consumo. Enquanto isso, camponeses, indígenas e pessoas que vivem próximas ao campo sofrem no Brasil”, comentou um dos autores da pesquisa, Laurent Gaberell, da organização suíca Public Eye.
Publicidade
No dia 25 de setembro, Janus, uma das mais famosas tartarugas do mundo, celebrou o seu aniversário de 25 anos. O...
Nós amamos pinguins e, até onde sabemos, esses bichanos só merecem elogios. Uma espécie, porém, está enfrentando...
Para o alívio das centenas de adultos e crianças que sofrem com doenças como a epilepsia, o Canabidiol, ou CBD,...
Algumas pessoas insistem em dizer que o aquecimento global é fruto da imaginação, porém os registros estão aí...
Albert Einstein dizia que, o dia em que as abelhas desaparecerem, a humanidade apenas conseguiria sobreviver durante...
Desde 2004, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) promove, a cada dois anos, um grande encontro de especialistas e...
Sentado no meio da mata, fumando um cigarro e cantando sorrindo: essa é a imagem que muitos devem guardar de Bruno...
A pandemia do coronavírus talvez seja a maior crise que o mundo enfrenta desde o fim da 2º Guerra Mundial. Não é...
Você sabe a origem de tudo o que consome? Questões como esta tem se tornado cada vez mais importantes e o Hypeness...