Sustentabilidade

Canadá terá edifício-floresta construído com bambu e madeira

Gabryella Garcia - 26/07/2021

Um edifício inovador, que é inspirado nas densas florestas da Columbia Britânica e contará com 200 espaçosos apartamentos será construído no Canadá, na cidade de Vancouver. Chamado de “Vancouver Forest”, o empreendimento do escritório de arquitetura Urban Agency será erguido com uma estrutura de bambu laminado e madeira.

prédio de bambu e madeira canadá

Edifício foi feita com a intenção de remeter às densas florestas da Columbia Britânica

O espaço, que além dos apartamentos a partir do quarto andar, contará com grande espaço comunitário, também contará com uma abundância de plantas e árvores para fazer referência à natureza e fazer com que a pessoa realmente se sinta dentro de uma floresta.

Prédio brasileiro vence prêmio de mais sustentável das Américas

O empreendimento contará com materiais de baixa energia incorporada e o bambu foi selecionado, entre outros fatores, pela sua alta resistência à tração (semelhante ao aço), por crescer 15 vezes mais rápido que a madeira tradicional e também pelo seu fácil transporte.

Projetado para trazer realmente uma experiência em meio a natureza, o edifício também contará com terraços que tragam a luz natural, criando espaços ao ar livre e terá pilares de bambu para oferecer equilíbrio entre sombra e essa luz natural.

Conheça o primeiro edifício do mundo cuja energia é gerada por algas

Em seu interior, os três primeiros andares compreenderão 4.000 m² de espaço comunitário que serão separados em dois blocos, de forma que seja deixada uma passagem para a circulação de pedestres. A partir do 4º andar, os 200 apartamentos residenciais também serão acomodados em dois blocos que se fundem em uma única estrutura.

prédio bambu madeira Canadá

Primeiros andares contarão com um vão entre dois blocos para a circulação de pedestres

Já a fachada, foi pensada de uma maneira que tivesse um bom isolamento térmico. Em um formato modular que alterna janelas e revestimentos de painéis de madeira, o padrão seguido também permite uma pré-fabricação eficiente e econômica também fora de Vancouver.

Publicidade

Fotos: Urban Agency


Gabryella Garcia
Gabryella Garcia é paulista, mulher trans, transfeminista e jornalista pela Unesp. Começou a carreira escrevendo horóscopos para o João Bidu e agora foca em escrever sobre direitos humanos e recortes de gênero. Já passou por veículos de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e também colaborou para veículos como Ponte Jornalismo, Congresso em Foco e Elle Brasil. Atualmente, além de produzir o podcast "Prosa", para o Hypeness, também colabora com o UOL. Além disso atua como voluntário no Projeto Transpor, um projeto que oferece consultoria profissional gratuita para pessoas transgêneros com montagem de um currículo assertivo, Linkedin e simulação de entrevistas de emprego.