Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ninguém hoje é capaz de questionar o mal provocado pelo consumo de cigarros ou defender a manutenção da venda do produto e de tal hábito – e, pelo visto, nem mesmo o presidente de uma das maiores e mais famosas fabricantes de cigarro no mundo. Para Jacek Olczak, CEO da Philip Morris International, empresa fabricante do Marlboro fora dos Estados Unidos, o cigarro comum deve desaparecer, e o quanto antes isso acontecer, segundo ele, melhor – e seus planos incluem deixar de vender seu produto em países tão relevantes quanto o Reino Unido nos próximos 10 anos.
O plano da Philip Morris é abandonar a venda de seu principal produto há mais de 170 anos © Getty Images
-Viral choca ao mostrar diferenças entre pulmões de ex-fumantes e não-fumantes
“Podemos ver o mundo sem cigarros”, afirmou o empresário, em declaração dada em entrevista recente para o jornal britânico Daily Mail. “Na verdade, quanto antes isso acontecer, melhor para todo mundo. Com a regulação certa e informação, pode acontecer em 10 anos em alguns países, e resolver o problema de uma vez por todas”, afirmou Olczak, em confluência com a meta do governo britânico de tornar o país livre do cigarro até 2030. Desde que assumiu o comando da Philip Morris International em maio desse ano que o empresário tem como objetivo principal migrar a produção da empresa, e simplesmente abandonar em breve o produto principal produzido pela empresa desde sua fundação, em 1847.
Jacek Olczak assumiu a presidência da empresa em maio desse ano © divulgação
-Keith Richards diz que largar heroína foi mais fácil que parar de fumar
Tal caminho foi anunciado pela empresa em 2016, e desde então a Philip Morris adquiriu a empresa farmacêutica Vectura Group, fabricante de inaladores para tratamento de doenças respiratórias, assim como empresas responsáveis pela produção de chicletes de nicotina, por medicamentos para dor, e outros novos produtos. “A primeira opção para os consumidores deve ser parar de fumar”, seguiu, surpreendente, o CEO. “Mas se não pararem, a segunda melhor opção é trocar uma alternativa melhor”, afirmou Olczak, se referindo aos cigarros eletrônicos ou os produtos de “tabaco aquecido”, dispositivos eletrônicos que contêm tabaco – ambos fabricados atualmente também pela Philip Morris.
“Fumar pode causar uma morte lenta e dolorosa”, diz anúncio em pacote de Marlboro no Reino Unido © Wikimedia Commons
-Pandemia de covid-19 aumentou número de fumantes; veja estudo
O projeto de Olczak prevê que mais da metade do faturamento da empresa venha de produtos livres de fumaça até 2025 – atualmente o rendimento “alternativo”, como com cigarros eletrônicos, já representa 25% dos lucros. O processo da empresa é semelhante ao que fabricantes de automóveis como a Mercedes vem propondo ao migrarem para modelos elétricos. Ainda que o número de fumantes venha caindo consideravelmente em todo o mundo nos últimos anos é ainda uma proporção considerável, com cerca de 1,1 bilhão de usuários – segundo a OMS, 8 milhões de pessoas morrem anualmente por conta do cigarro.
O plano do governo britânico é banir a venda no país até 2030 © Getty Images
Publicidade
Desde que se curou da covid-19, Boris Johnson iniciou uma "guerra contra a obesidade" no Reino Unido. O...
Em busca de mais oportunidades de trabalho, as pessoas seguem rumo às grandes cidades em um movimento que se dá desde...
Direto dos Estados Unidos, uma solução de moradia sustentável, prática e econômica está surgindo. Trata-se de uma...
A experiência em países que já legalizaram a maconha demonstra de forma irrefutável que, no futuro, olharemos para...
Ainda que as queimadas no Pantanal nesse momento estejam transformando esse que é o maior bioma alagado do mundo em um...
No lugar do invasor, o povo originário: é esse o espírito da importante transformação que será promovida na Paseo...
Apesar de ser um produtor de combustível fóssil, e de historicamente depender quase que totalmente de tais fontes...
Mesmo os problemas sociais mais evidentes muitas vezes vão se tornando distantes abstrações, que podem precisar de...
Vegetarianismo é bom para as crianças! A declaração é da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) que emitiu um...