Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O comentarista Vinicius Silva e o narrador Romes Xavier fizeram comentários racistas sobre o cabelo do jogador Celsinho, do Londrina. Aconteceu durante o empate sem gols entre o Goiás e o Tubarão, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Os dois foram demitidos da Rádio Bandeirantes de Goiânia
O narrador disse que Celsinho, caído no campo, estava com dificuldades de se levantar porque o cabelo, um black power, devia ser pesado. Em seguida, o comentarista afirmou, de forma explicitamente racista, que considerava o cabelo de Celsinho “um negócio imundo”.
“Parece mais uma bandeira de feijão na cabeça dele do que um verdadeiro cabelo. Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito”, bradou Romes Xavier, concordando com Silva.
Leia também: Comentarista demitido após mandar jogador ‘pra senzala’ tinha grupo no WhatsApp com mesmo nome
Leia também: Observatório do Racismo questiona normalização do preconceito no futebol
Confira o episódio racista abaixo:
Na noite de sábado (17), o jogador Celsinho, do Londrina Esporte Clube, foi alvo de ataques racistas de radialistas da Band. No vídeo, o narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva se referem ao cabelo do jogador como “negócio imundo” e que “pesa demais”. pic.twitter.com/qw4c2at4dj
— Alma Preta (@Alma_Preta) July 18, 2021
Os torcedores que assistiam à partida narrada pela dupla reagiram imediatamente por meio de comentários nas redes sociais. O Londrina, time de Celsinho, também se posicionou sobre o episódio antes mesmo do fim do jogo, com uma nota de repúdio.
“Racismo não! O Londrina vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da Rádio Bandeirantes de Goiânia, em face do meia Celsinho, na transmissão da partida contra o Goiás”, postou o clube em sua conta oficial no Twitter. Outro times também se repudiaram o racismo de Romes Xavier e Vinicius Silva.
INADMISSÍVEL! Racismo é crime e não deve ser tolerado! Repudiamos qualquer ato racista desde o início de nossa história e seguimos lutando por isso!
Muita força ao Celsinho. Estamos juntos diariamente nessa luta! ✊🏿💢#DigaNãoAoRacismo #SayNoToRacism
— Vasco da Gama (@VascodaGama) July 18, 2021
RACISMO NÃO! A Ponte Preta repudia todo ato de racismo e se solidariza com o jogador Celsinho, do @LondrinaEC, vítima de comentários preconceituosos, ontem (18), durante a transmissão da @rbgoiania. Muita força ao jogador e estamos juntos nesta luta! ✊🏿🦍#RacismoNão #PontePreta pic.twitter.com/rirYqFjFxC
— A. A. Ponte Preta (de 🏠) (@aapp_oficial) July 18, 2021
Após a repercussão, Romes Xavier disse o que todo racista diz. Ele admitiu que fez comentários “infelizes” e “colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas”.
“Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão. Quem nunca errou”, ele pediu desculpas, mas não nomeou o “erro” com a palavra certa: racismo.
– Esta menina ganhou um ensaio fotográfico após ser barrada na escola por causa do cabelo
O jogador Celsinho recebeu apoio do Londrina e outros clubes
Vinicius Silva, no pedido de desculpas, classificou o ato racista como “comentários e brincadeiras exageradas”. “O fato é que entrei em contato com o Celsinho, demonstrando todo arrependimento, pedindo desculpas ao jogador, à família do jogador e a todos do Londrina por esse comentário infeliz”, disse.
– Modelo alvo de racismo ouviu ofensas sobre cabelo: ‘Não dá pra colocar chapéu’
NOTA DE REPÚDIO
A Radio Bandeirantes Goiânia, vem a publico diante dos fatos acontecidos na transmissão da partida de futebol @goiasoficial x @LondrinaEC em 17 de julho, informar que repudia com veemência qualquer ato que possua cunho ou menção racista a qualquer pessoa […] pic.twitter.com/dG3oAbSNjZ
— Rádio Bandeirantes Goiânia (@rbgoiania) July 18, 2021
Vinicius Silva e Romes Xavier foram demitidos da Rádio Bandeirantes de Goiânia, que publicou nota de repúdio. “A rádio já solicitou, junto à Equipe, a imediata rescisão contratual DOS JORNALISTAS, sem prejuízo de outras penalidades contratuais que vierem a ser necessárias”.
Publicidade
Ellie Goldstein se tornou a primeira modelo com síndrome de Down a aparecer na “Vogue” depois de estrelar uma...
Depois de levar a autora Thalita Rebouças para conversar sobre empoderamento feminino com adolescentes da periferia de...
Estamos quase em 2020 e ainda há quem acredite que existe certo e errado quando o assunto é beleza, até mesmo para...
O futebol argentino foi palco de um caso duplo de violência. No esporte e contra a mulher. Uma bandeirinha foi...
Uma multidão de mulheres. Era isso que quem chegava ao campus da UFSC, uma das principais universidades de Floripa,...
Quantas pessoas LGBTQIA+ você já teve como chefe? Você já se perguntou isso? Enquanto estamos no meio do Mês do...
Oriini Kaipara se tornou a primeira apresentadora de televisão com uma tatuagem facial visível. Aos 35 anos, ela vive...
Mauro Sousa, diretor artístico e músico, filho de Mauricio de Sousa, criador da 'Turma da Mônica', desabafou em seu...
Em tempos em que precisamos mais do que nunca reforçar a importância da inclusão, a dislexia ainda parece esquecida...