Diversidade

Comentaristas racistas chamam cabelo black de jogador negro de ‘imundo’; veja vídeo

Redação Hypeness - 19/07/2021

O comentarista Vinicius Silva e o narrador Romes Xavier fizeram comentários racistas sobre o cabelo do jogador Celsinho, do Londrina. Aconteceu durante o empate sem gols entre o Goiás e o Tubarão, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Os dois foram demitidos da Rádio Bandeirantes de Goiânia

O narrador disse que Celsinho, caído no campo, estava com dificuldades de se levantar porque o cabelo, um black power, devia ser pesado. Em seguida, o comentarista afirmou, de forma explicitamente racista, que considerava o cabelo de Celsinho “um negócio imundo”.

“Parece mais uma bandeira de feijão na cabeça dele do que um verdadeiro cabelo. Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito”, bradou Romes Xavier, concordando com Silva. 

Leia também: Comentarista demitido após mandar jogador ‘pra senzala’ tinha grupo no WhatsApp com mesmo nome

Leia também: Observatório do Racismo questiona normalização do preconceito no futebol

Confira o episódio racista abaixo: 

 Os torcedores que assistiam à partida narrada pela dupla reagiram imediatamente por meio de comentários nas redes sociais. O Londrina, time de Celsinho, também se posicionou sobre o episódio antes mesmo do fim do jogo, com uma nota de repúdio. 

“Racismo não! O Londrina vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da Rádio Bandeirantes de Goiânia, em face do meia Celsinho, na transmissão da partida contra o Goiás”, postou o clube em sua conta oficial no Twitter. Outro times também se repudiaram o racismo de Romes Xavier e Vinicius Silva. 

Após a repercussão, Romes Xavier disse o que todo racista diz. Ele admitiu que fez comentários “infelizes” e “colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas”. 

“Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão. Quem nunca errou”, ele pediu desculpas, mas não nomeou o “erro” com a palavra certa: racismo.  

– Esta menina ganhou um ensaio fotográfico após ser barrada na escola por causa do cabelo

O jogador Celsinho recebeu apoio do Londrina e outros clubes

Vinicius Silva, no pedido de desculpas, classificou o ato racista como “comentários e brincadeiras exageradas”. “O fato é que entrei em contato com o Celsinho, demonstrando todo arrependimento, pedindo desculpas ao jogador, à família do jogador e a todos do Londrina por esse comentário infeliz”, disse.

– Modelo alvo de racismo ouviu ofensas sobre cabelo: ‘Não dá pra colocar chapéu’

Vinicius Silva e Romes Xavier foram demitidos da Rádio Bandeirantes de Goiânia, que publicou nota de repúdio. “A rádio já solicitou, junto à Equipe, a imediata rescisão contratual DOS JORNALISTAS, sem prejuízo de outras penalidades contratuais que vierem a ser necessárias”.

Publicidade

Foros: foto 1: Reprodução/Youtube/foto 2: Reprodução / Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Ginastas da Alemanha se apresentam nas Olimpíadas de calça contra sexualização