Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
É melhor parar para refletir antes de exagerar na dose diária de café. Um estudo publicado por pesquisadores da University of South Australia (Unisa) identificou que o alto consumo da bebida cafeinada por acarretar em um risco maior de desenvolver demência. A pesquisa foi feita com mais de 17,7 mil pessoas e publicada no jornal “Nutritional Neuroscience”.
– Quantas xícaras de café podemos tomar por dia sem prejudicar a saúde
Os voluntários saíram de um banco de dados de saúde mantido pelo sistema público de saúde do Reino Unido, o UK Biobank. O objetivo da pesquisa era avaliar se o consumo rotineiro de café estava ligado a alterações nos volumes cerebrais.
“Observando todas as permutações possíveis, percebemos que o maior consumo de café está muito associado a um volume cerebral reduzido“, afirmou a pesquisadora Kitty Pham, estudante de phD da universidade, em uma nota publicada no site da Universidade. A pesquisa ainda contou com contribuições da Addis Ababa University, da Etiópia, e das Universidades de Cambridge, Exeter, além do Instituto Alan Turing, na Inglaterra.
– O melhor café do mundo é brasileiro e de Minas Gerais
“O café está entre as bebidas mais populares do mundo. No entanto, com o consumo global sendo superior a nove bilhões de quilos por ano, é fundamental que entendamos quaisquer implicações potenciais para a saúde“, observou.
O estudo também focou em evidências que indicassem uma possibilidade maior de desenvolver demência ou de enfrentar problemas vasculares graves, como um derrame. A condição ocorre quando o suprimento de oxigênio ao cérebro é interrompido. Estatísticas mostram que um em cada quatro adultos com mais de 25 anos terá um derrame ao longo da vida.
– O que a preferência por café ou chá revela sobre a personalidade segundo este estudo
Entre os participantes que bebiam o equivalente ou mais do que seis xícaras de café foi identificada uma chance 53% maior de desenvolver as doenças se comparados aos que bebiam apenas uma ou duas doses.
“Uma coisa simples que podemos fazer é nos manter hidratados e lembrar de beber um pouco de água com a xícara de café”, recomenda a pesquisadora.
Publicidade
Mulher, negra, periférica e trabalhadora da saúde. Aos 54 anos, Mônica Calazans ficou conhecida por ser a primeira...
Passear e viajar com os amigos é sinônimo de diversão e boas conversas, porém muito mais do que isso, também é...
Um artigo publicado no Radiology Case Reports mostrou que um jovem suíço de 20 anos foi parar na UTI com problemas...
60% das espécies de vertebrados terrestres que serão descobertos no futuro próximo estão em florestas tropicais...
O Dr. Drauzio Varella será premiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por sua atuação na medicina, em...
Passado um ano desde o lançamento e cinco meses do início dos trabalhos do supertelescópio James Webb, o equipamento...
Entre 2014 e 2017, o Brasil publicou cerca de 53,3 mil artigos, dos quais 72% foram assinados por mulheres. Este é um...
Com o objetivo de auxiliar pesquisadores, médicos, cientistas de dados, jornalistas e até mesmo curiosos a entender e...
Considerado acontecimento raríssimo pela medicina, dois casos de nascimento “empelicado”, quando o bebê nasce sem...