Ciência

Contatos alienígenas: existe vida inteligente em outros planetas?

Gabryella Garcia - 22/07/2021 | Atualizada em - 26/07/2021

Há muito tempo uma grande dúvida ecoa na mente humana: existe ou não alienígenas e vida inteligente em outros planetas? Desde possíveis referências de extraterrestres em civilizações antigas, até relatos de contatos com os chamados ETs, o ser humano vive em busca de alguma evidência de que não estamos sozinhos no universo. Para nos ajudar a desvendar esse mistério, através de um viés científico, o ‘Prosa’ convidou o doutor em cardiologia e fundador da Academia Latino-Americana de Ufologia Científica, Julio Cesar Acosta Navarro e a professora universitária de jornalismo, e estudiosa da ufologia, Rose Castro para debater o tema.

No Brasil, inclusive, há diversos relatos de contatos com aliens, aparição de OVNIs e até mesmo casos de abdução. Um dos primeiros relatos data de 1.957, quando um homem chamado Antônio Villas-Boas, afirma ter sido abduzido em Minas Gerais para ter seu sangue coletado e ter relações sexuais com uma “mulher alienígena”.

Anos depois, em 1.986, também houve relatos de uma super perseguição de jatos da Força Aérea Brasileira a 21 discos voadores.

Mas, sem dúvidas, o mais famoso e emblemático caso de contato com extraterrestres no Brasil aconteceu em 1.996, em Varginha. Na ocasião, três mulheres afirmaram ter visto um alienígena em um terreno baldio e a história ganhou repercussão mundial. No final, a Polícia Militar concluiu que o que as mulheres viram era, na verdade, um cidadão da pacata cidade.

Um outro caso que foi destacado por Rose aconteceu em Colares/PA em 1977 e ficou conhecido como Operação Prato. “Toda a comunidade foi atacada por OVNIs e as luzes atingiam as pessoas, faziam furos e tiraram sangue. Algumas pessoas, inclusive, foram a óbito. Todas as pessoas foram embora do local e permaneceram apenas três pessoas no local para dar apoio e reconstruir. Hoje existem dois sobreviventes que ainda não muito traumatizados e sequer podem ver uma luz ou um avião no céu. Houve investigação dos oficiais brasileiros, mas nunca foram abertas as conclusões que chegaram”.

contatos alienígenas

Para o pesquisador Julio Navarro, há fortes evidências da presença de OVNIs no Brasil em 1.986

Ufologia científica

Sobre a vertente da ufologia que é considerada científica, o professor Julio explicou que basicamente são estudos sobre pessoas e testemunhas que enxergaram outras vidas inteligentes e fizeram esse relato. Os estudos sempre são conduzidos utilizando métodos da ciência, diferentemente das ufologias holística, empírica ou espiritualista.

“Atualmente as universidades e institutos oficiais não têm aceitado extraterrestres através do OVNIs, se aproximando da civilização e descendo. O Instituto de Busca de Inteligência Extraterrestre tem o projeto do ‘contato inicial’ na ideia de que o primeiro contato com uma civilização inteligente ainda não aconteceu”.

EUA divulgam vídeo de avistamento de OVNI e admitem programa secreto de US$22 milhões

Entretanto, o especialista faz um contraponto ao afirmar que também existem diversas evidências de ordem histórica que afirmam que esse contato com extraterrestres sim, está acontecendo atualmente, e evento de perseguição de jatos da Força Aérea Brasileira a 21 discos voadores em 1986 é um evento muito forte e com evidências.

Também na linha científica, buscando maneiras de aproximar a ufologia da ciência através de métodos e critérios, Rose destacou o método dos 12 critérios, desenvolvido pelo Dr. Julio, que através de seis critérios subjetivos e seis critérios objetivos buscam terminar o contato ou não com extraterrestres. O método é aplicado por no mínimo dois pesquisadores e analisa variáveis de lógica, concordância, testemunhas, evidências, fotos, entre outros.

contatos alienígenas

Especialistas afirmam que motivos para contato de extraterrestres seriam variados

O que ‘eles’ buscam?

Para Julio Navarro as hipóteses de que outras vidas inteligentes buscam na Terra são variadas. Uma das mais aceitas, é a hipótese do zoológico. “Essas inteligências monitoram e controlam a humanidade como se fosse um zoológico, e quando não obedecemos as ordens estabelecidas eles acabam intervindo. As razões de visitas são variadas e não existe uma única razão, assim como países que viajam para outros planetas não têm exatamente os mesmos interesses”, conclui.

O episódio também abordou questões como contatos pré programados, manipulações de governos para esconder evidências, como agir em casos de contato com extraterrestres, as hipóteses interdimensional e do banco médico como motivos para ‘recebermos as visitas’ e muito mais!

Pentágono confirma veracidade de vídeo com OVNIs em formato de pirâmide

Ficou curioso para saber o que mais rolou nessa prosa? Então aperta o play, sinta-se em casa e vem com a gente! Ah, também guardamos dicas culturais incríveis para você nesse episódio enquanto aprecia um café com um pão quentinho!

Publicidade

Fotos: foto 1: Getty Images/foto 2: Getty Images


Gabryella Garcia
Gabryella Garcia é paulista, mulher trans, transfeminista e jornalista pela Unesp. Começou a carreira escrevendo horóscopos para o João Bidu e agora foca em escrever sobre direitos humanos e recortes de gênero. Já passou por veículos de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e também colaborou para veículos como Ponte Jornalismo, Congresso em Foco e Elle Brasil. Atualmente, além de produzir o podcast "Prosa", para o Hypeness, também colabora com o UOL. Além disso atua como voluntário no Projeto Transpor, um projeto que oferece consultoria profissional gratuita para pessoas transgêneros com montagem de um currículo assertivo, Linkedin e simulação de entrevistas de emprego.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Nasa detalha ‘sabre de luz de Star Wars’ fotografado em Marte