Ciência

Dubai usa drones para dar ‘choque’ em nuvens e provocar chuva

Redação Hypeness - 27/07/2021 | Atualizada em - 28/07/2021

Os Emirados Árabes Unidos conseguiram fazer chover em meio a um calor de quase 50°C. Se a ideia parece impossível, saiba que, em pleno 2021, a tecnologia permitiu que ela se tornasse real em Dubai e em outras regiões da confederação. Tudo graças à utilização de drones. 

Cidades que absorvem água da chuva são saída contra enchentes

Os equipamentos eletrônicos foram conduzidos até nuvens que estavam no céu após serem lançados por uma catapulta. A partir daí, os drones captam dados como temperatura, umidade e carga elétrica da nuvem e descarregam choques que induzem o desaguar.

O que acontece é que as gotículas de chuva tendem a secar antes de encostarem no chão, por conta das altíssimas temperaturas. Todo processo de pesquisa é conduzido pelo Centro Nacional de Meteorologia (CNM).

Veja fotos surreais de Dubai debaixo das nuvens tiradas do 85º andar

Em maio deste ano, a cientista Keri Nicoll contou à “CNN” que ela e seu grupo de pesquisa estavam tentando tornar as gotículas dentro das nuvens grandes o suficiente para que, quando elas caíssem, sobrevivessem até a superfície do solo.

Desde o começo do ano, a equipe já induziu quase 130 chuvas por meio da utilização de drones. 

Dez maravilhas arquitetônicas pelo mundo que você precisa conhecer

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.