Fotografia

Foto “inédita” mostra a visão do astronauta Buzz Aldrin, da Apollo 11, na Lua 52 anos depois

Vitor Paiva - 30/07/2021 às 08:03 | Atualizada em 02/08/2021 às 09:50

A chegada da humanidade à lua em julho de 1969 é evidentemente um dos acontecimentos mais noticiados, reproduzidos e retratados na história, mas um artista visual deu um jeito de “revelar” um ângulo ainda inédito de tal fato: precisamente a visão do astronauta Buzz Aldrin durante a caminhada em solo lunar. A “nova” imagem, criada por Michael Ranger e postada no Reddit, mostra portanto, a visão que Aldrin teve durante parte da viagem – mais precisamente no momento em que uma das mais icônicas fotos da chegada da humanidade na lua foi tirada.

A foto "revelada" por Michael Ranger a partir do reflexo no capacete de Aldrin - 52 anos depois

A foto “revelada” por Michael Ranger a partir do reflexo no capacete de Aldrin – 52 anos depois © divulgação

-NASA diz que homem voltará a pisar na Lua em menos de 5 anos

Pois Ranger se baseou justamente no reflexo do capacete de Aldrin registrado em foto tirada por Neil Armstrong em 20 de julho de 1969 quando os dois passeavam pela lua. Para tal, o artista visual aproximou o reflexo e se baseou na imagem mostrando essencialmente o ao redor do astronauta para criar não só uma foto do ponto de vista de Aldrin, como também um vídeo que simula, a partir da imagem, o cenário visto pelo astronauta.

Buzz Aldrin

A foto original, tirada por Neil Armstrong no solo lunar © NASA

-Escute os sons captados por astronautas do lado oculto da Lua

Tanto a foto quanto o vídeo se baseiam, portanto, em uma imagem 2D invertida, simulando assim a visão e o cenário em três dimensões que o astronauta via no momento do registro. Na imagem se vê Armstrong com sua câmera Hasselblad nas mãos, assim como a bandeira dos EUA “plantada” na superfície, bem como o módulo lunar pousado ao lado. Ao fundo, perdida no horizonte escuro, se vê a Terra como um simples ponto azulado e pequeno no espaço.

View post on imgur.com

Vídeo criado por Ranger a partir de sua montagem © divulgação

-Foto gigante capta Via Láctea em alta definição após 12 anos de trabalho

“Os visores nos uniformes espaciais são revestidos com ouro, então eu corrigi a cor utilizando a foto original como referência para as tonalidades reais”, escreveu Ranger em seu post no Reddit. “Reparem no pálido e azulado ponto. Espero que as pessoas gostem”, concluiu, divulgando a imagem para download no iCloud e também para ser acessada em plataformas como o Google Street View – ou no vídeo abaixo para quem sempre sonhou em pisar na lua.

Buzz Aldrin na lua

Outra foto de Aldrin tirada por Armstrong durante o passeio lunar © Getty Images

-Esta pode ser a rocha mais antiga da Terra – mas foi coletada na lua

“Isso é literalmente pessoas 52 anos depois utilizando tecnologias modernas para conseguir uma nova perspectiva do passado”, escreveu o usuário SlowCrates, na incrível perspectiva do olhar – e da tecnologia – atual sobre a missão Apollo. “Que tipo de método as pessoas utilizarão para olhar para o nosso presente daqui 52 anos?”.

Michael Collins, Neil Armstrong e Buzz Aldrin

Michael Collins, Neil Armstrong e Buzz Aldrin pouco antes de decolarem rumo à lua, em julho de 1969 © Getty Images

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness