Arte

Frida Kahlo: livro reúne pela 1ª vez obras completas da artista com pinturas raras e inéditas

Vitor Paiva - 30/07/2021 | Atualizada em - 03/08/2021

A pintora mexicana Frida Kahlo é provavelmente a mais reconhecida artista mulher de todos os tempos, e ainda que boa parte de seus quadros sejam instantaneamente reconhecíveis e reproduzidos em posts, pôsteres, camisetas e outros produtos pelo mundo, em uma obra tão prolífica naturalmente alguns de seus trabalhos são menos conhecidos. Dentre essa fatia obscura dos quadros de Frida, há pinturas e desenhos que passaram décadas simplesmente perdidas, e que hoje são praticamente desconhecidas do público – por isso a tarefa do novo livro com suas obras completas é tão importante.

livro Frida Kahlo: The Complete Paintings

O livro pela primeira vez reúne a obra completa da pintora

-Frida Kahlo: bissexualidade e o casamento tumultuado com Diego Rivera

Publicado pela editora Taschen, o livro Frida Kahlo: The Complete Paintings, realiza pela primeira vez o que o título promete, reunindo quase todo o corpo de pinturas realizado pela artista ao longo de seus 47 anos de vida. São 624 páginas em tamanho grande com 152 pinturas comentadas, acompanhadas por centenas de fotografias, além de desenhos, páginas de seus diários, cartas e ainda uma biografia ilustrada. As dimensões do livro permitem, segundo a editora, que o leitor admire o trabalho de Frida pela primeira vez em proporções justas ao talento da artista.

livro Frida Kahlo: The Complete Paintings

O livro sai em tamanho grande para a devida apreciação das pinturas

livro Frida Kahlo: The Complete Paintings

Fotos especiais também ilustram a publicação

livro Frida Kahlo: The Complete Paintings

Rascunhos, desenhos e cartas acompanham a reunião completa no livro

-Vans acerta em cheio com coleção especial para celebrar Frida Kahlo

Para além da completude da seleção, um dos destaques mais importantes da publicação são as obras raras e pouco vistas pelo grande público e até mesmo pela crítica – entre obras de coleções particulares ou simplesmente perdidas, algumas das pinturas presentes no livro não são vistas há 80 anos. O historiador mexicano Luis-Martin Lozano junto de Andrea Kettenmann e Maria Vázquez Ramos assinam as notas que comentam todas as pinturas dispostas na publicação – algumas peças jamais foram publicadas ou comentadas pela crítica.

Tunas (Natureza Morta com Pêra Espinhosa), pintura de 1938

Tunas (Natureza Morta com Pêra Espinhosa), pintura de 1938

Si Adelita... o Los Cachuchas, pintura de 1927

Si Adelita… o Los Cachuchas, pintura de 1927 – uma das peças menos reproduzidas da pintora, mostrando influências modernistas

-Fotos raras mostram Frida Kahlo em seus últimos dias de vida

O livro também tem como compromisso corrigir alguns erros historicamente reproduzidos, sobre a biografia da pintora e até mesmo sobre dados de algumas obras, como títulos, datas ou mesmo a história de determinada pintura ou passagens da vida da artista. Ao retornar para o início da carreira, a seleção também revela a vasta pesquisa e as experimentações a que Frida se lançou em busca de seu estilo e caminho, bem como o comprometimento político da artista e sua dedicação às causas populares e ao engajamento comunista que tanto marcam seu pensamento e trabalho.

El accidente de aviación, de 1938

El accidente de aviación, de 1938

Dos Mujeres (Retrato de Salvadora e Herminia), de 1928

Dos Mujeres (Retrato de Salvadora e Herminia), de 1928

Natureza Morta (com rosas), de 1925

Natureza Morta (com rosas), de 1925, pintura que não é exposta desde 1954

-Gravação inédita revela como era a voz de Frida Kahlo

Seu interesse pelos mais variados momentos e movimentos artísticos, assim como a influência da cultura e da história mexicana se fazem presentes como influências determinantes sobre um dos mais importantes e influentes trabalhos artísticos do século XX e em todos os tempos. Frida Kahlo: The Complete Paintings está em pré-venda na internet pela Taschen a 180 dólares na Amazon – preço equivalente a cerca de 911 reais.

Natureza morta de 1953-54, mostrando a cultura mexicana na obra da artista

Natureza morta de 1953-54, mostrando a cultura mexicana na obra da artista

Frida em Chamas (Autorretrato dentro de um girassol), 1953-54

Frida em Chamas (Autorretrato dentro de um girassol), 1953-54 – uma das últimas pinturas da artista

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.