Sustentabilidade

Frio promete neve no RJ e sensação térmica de – 25º C

Redação Hypeness - 27/07/2021 | Atualizada em - 29/07/2021

Todo o Centro-Sul do país irá passar por uma onda de frio a partir dessa terça-feira. Meteorologistas esperam temperaturas com recorde de mínima, neve em regiões mais altas e a sensação térmica de -25ºC em locais como a Serra Gaúcha, em caso de ventos. Por isso, pegue um casaquinho e entenda o que está acontecendo.

– Lacútia: uma das regiões mais frias da Rússia é feita de diversidade étnica, neve e solidão

Resumidamente, uma massa de ar frio que vem da Antártica vai subir pelo continente, causando um frio extremo. Os especialistas aguardam uma onda de frio similar a de julho de 2007 e do ano de 2000.

Neve no Rio de Janeiro será no Pico do Itatiaia, não na capital carioca; essa é a terceira onda de frio do ano

“Isso está associado à alta variabilidade climática e aquecimento global, que causam esses extremos. Da mesma forma que o frio extremo aqui, vemos o forte calor no Hemisfério Norte”, afirma Francisco de Assis, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), à BBC.

– Aquecimento global faz Ártico ferver e Sibéria registra quase 40 graus 

A expectativa é que as temperaturas caiam já nessa madrugada. “Nesta terça-feira (27), o frio já aperta. E o que é diferente nessa massa de ar é que o frio vai pelo menos até a madrugada do sábado (31). Serão pelo menos três ou quatro madrugadas de frio intenso, com possibilidade de geada e temperaturas baixas”, prevê o meteorologista do INMET Marcelo Schneider, ao G1.

Há a possibilidade de neve no Pico do Itatiaia, localizado a 2.450 metros de altitude, o local mais alto do Rio de Janeiro. Felizmente, as praias cariocas não irão conhecer o toque suave da neve. Entretanto, é esperada geada nos estados do sul do país.

“Não basta o frio intenso para nevar. A neve é uma precipitação e precisa cair de uma nuvem. As condições para neve serão restritas aos dias 28 e 29 de julho, mas não há chance de ocorrer em Curitiba, por exemplo. Apenas no planalto e serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, afirma a meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim à BBC.

– Chef faz comida no asfalto para alertar sobre aquecimento global 

Nesse frio, é importante se conscientizar para a população de rua do país. Em São Paulo, diversas iniciativas trabalham para distribuir cobertores e agasalhos por conta do frio que assolará o Brasil:

Se puder, ajude!

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.