Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 parece ter dado um empurrãozinho no processo de um imunizante para uma outra doença. Finalmente, uma vacina contra o vírus HIV, causador da AIDS, chega em estudos de fase 3 e os pesquisadores procuram voluntários para testar imunizante no Brasil.
– Vacina contra HIV atinge etapa final de testes clínicos; passo histórico significa muito
Estudos preliminares indicam que o medicamento preventivo – com tecnologia similar à da vacina Astrazeneca e Oxford – teve uma eficácia de 67% em macacos e a imunidade pode chegar a nível parecido em humanos. Caso aplicada em larga escala, a vacina contra HIV pode praticamente erradicar a doença.
Vacina para HIV está em teste de fase 3; resultados promissores mostraram que a vacina pode conter as diversas variantes da doença que circulam no mundo todo
O estudo Mosaico procura pessoas de até 30 anos e que sejam soronegativas. O estudo será um teste duplo cego: metade das pessoas receberá o imunizante e outra metade receberá um placebo. A população escolhida é identificada como grupo de ‘risco aumentado à exposição’. Serão feitos testes em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Paraná.
– Mulher teria se curado espontaneamente do HIV após quase 30 anos, diz revista
Os voluntários serão acompanhados por 30 meses para perceber se há eficácia na vacina; provavelmente, em alguns anos, já teremos resultados confiáveis sobre a eficiência desse imunizante e podemos, assim, acabar com a AIDS, que matou mais de 700 mil pessoas no ano de 2020.
Há medicamentos em uso que já reduzem a chance de contaminação por HIV, mas seu uso é contínuo e, por fora do Sistema Único de Saúde, o valor da chamada Profilaxia Pré-Exposição é bem alto. Uma vacina poderia ser a salvação de países com pouca infraestrutura.
– Unifesp diz que paciente está há 17 meses sem HIV em estudo inédito e histórico
“Nas fases 1 e 2, a vacina se mostrou muito segura. Os efeitos colaterais são parecidos aos da AstraZeneca contra a covid-19: dor local, febre por um dia, dor de cabeça. A imunogenicidade do produto, ou seja, o quanto ele conseguiu induzir uma resposta imune, foi considerada muito satisfatória. Resta saber se essa resposta é capaz de reduzir a incidência da infecção”, explica o infectologista Ricardo Vasconcelos, coordenador da fase 3 no Hospital das Clínicas,
Publicidade
Uma pesquisa realizada pelo Lawrence Berkeley National Laboratory (Berkeley Lab) indica que o nosso amor pelo café...
O robô Perseverance, da Nasa, partiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, às 8h50 da manhã...
Nikola Tesla, cientista, inventor e descobridor e Mark Twain, escritor, eram amigos e admiradores mútuos. Os dois...
Em um feito inédito da ciência e da arqueologia brasileira, o primeiro ninhal de dinossauros já descoberto no país...
Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, parecem ter descoberto um gel que pode ajudar muita gente...
A maconha é um troço estranho mesmo: enquanto muita gente quer que a erva continue proibidona, a ciência só...
Algumas descobertas dentro do campo da astronomia, que para nós podem parecer banais ou desimportantes, em verdade...
São diversos os futuros que os avanços tecnológicos sonham em conquistar, muitos tirados diretamente de filmes de...
Era maio de 1969 e os astronautas Thomas Stafford, John Young e Eugene Cernan estavam encarregados da missão Apollo...