Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O “Homem de Tollund” é como é conhecido um dos mais bem preservados corpos mumificados já encontrados, de um homem morto no século IV a.C. – e a conservação é tamanha que conseguiram determinar até mesmo qual foi sua última refeição.
Descoberto na Dinamarca em 1950, o homem foi enforcado, provavelmente como parte de uma cerimônia de sacrifício, e antes do ritual se alimentou com peixe e um mingau de grãos e sementes diversas, conforme revelou o estudo “The last meal of Tollund Man: new analyses of his gut content” (A última refeição do Homem de Tolliund: novas análises do conteúdo de suas vísceras”, em tradução livre), publicado na revista Antiquity.
A expressão do Homem de Tollund foi preservada por mais de 2 mil anos © Getty Images
-Cientistas descobrem qual a última refeição de homem que viveu há 5 mil anos ao vasculhar múmia
O estado de conservação da múmia se deve ao fato de o corpo ter sido encontrado em um pântano e, portanto, coberto de musgos e sem oxigênio afetando o cadáver – a corda de couro ao redor do pescoço determinou a causa da morte dessa “múmia do pântano”, como são conhecidos os corpos preservados em tais condições. Desde a de scoberta do “Homem de Tollund” há mais de 70 anos que se concluiu, a partir de estudos de restos em seu intestino, que o homem se alimentou entre 12 a 24 horas antes de seu assassinato, e novas tecnologias ajudaram a realizar o novo estudo, determinando o conteúdo dessa última refeição.
A réplica em bronze do Homem de Tollund mantida no museu dinamarquês © Museu Silkeborg/Divulgação
-Múmias submetidas a tomografia surpreendem com resultado de que não são humanas
O trabalho foi liderado pela cientistas Nina Nielsen, chefe de investigação do Museu Silkeborg, da Dinamarca, onde se encontra o “Homem de Tollund” – e determinou que, além do peixe, os ingredientes do prato eram cevada, a planta Persicaria lapathifolia, linhaça, trigo sarraceno, linhaça falsa, as plantas Chenopodium album e Spergula arvensis, cânhamo-urtiga e ainda violeta-dos-campos. Segundo o estudo, essa era uma refeição comum na região, especialmente entre prisioneiros, e apesar de sugerir uma alimentação saudável, o estudo também revela que o homem não se encontrava sadio, e seu intestino estava tomado por parasitas.
O intestino preservado no corpo mumificado © Museu Silkeborg/Divulgação
Material retirado do intestino © Museu Silkeborg/Divulgação
-Primeira múmia egípcia grávida já descoberta teria entre 20 e 30 anos quando morreu
Fragmentos microscópicos de papas carbonizadas sugerem que o preparo do alimento se deu em uma panela de barro, e o processo queimou ligeiramente a comida. “Ficamos com uma ideia geral sobre a sua dieta, mas este estudo consegue realmente dizer o que ele comeu no dia em que morreu”, afirmou Nielsen. “É isto que o torna realmente interessante – chegamos muito perto de como tudo aconteceu”, comentou. As análises trabalharam com microfósseis de plantas e pólens, bem como evidências microscópicas de comida e bebida encontradas no intestino.
O material retirado do intestino visto em um microscópio © Museu Silkeborg/Divulgação
Exemplos dos grãos presentes na última refeição © Museu Silkeborg/Divulgação
-Múmia egípcia de 3 mil anos tem voz recriada por cientistas e você pode ouvi-la
Outras múmias de pântano já foram encontradas em diversos países europeus – sendo os mais famosos, além do “Homem de Tollund”, a “Mulher de Elling”, descoberta em 1938 também na Dinamarca e morta em cerca de 280 a.C., e o “Homem de Lindow”, encontrado em 1984, porém morto no século II a.C. Os conhecimentos limitados de preservação da época em que foi descoberto, o corpo do “Homem de Tollund” se deteriorou, e hoje somente a cabeça resiste, ainda com a feição, expressão e marcas faciais perfeitamente visíveis no rosto do homem. Uma réplica foi construída em 1987 e é mantida em exibição no museu dinamarquês.
O Homem de Tollund é um dos mais perfeitos exemplos de múmias de pântano © Alamy Stock Photo
Publicidade
No dia de hoje, a missão DART, ou Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário, irá fazer seu teste...
Um estudo publicado do periódico científico 'The Lancet' mostrou que a vacina contra o HPV foi capaz de prevenir 87%...
A epidemia de coronavírus alterou nossos comportamentos mais básicos e agora, para nossos cuidados e por...
Quase 3 mil anos atrás, na cidade egípcia de Tebas, Ta-Kr-Hb era uma mulher poderosa e influente. Quando faleceu, seu...
Uma paciente com uma doença genética rara diagnosticada com "covid longa" - condição em que o coronavírus fica por...
Um monumento circular de 7 mil anos encontrado onde hoje é a cidade de Praga, na República Tcheca, pode dar mais...
Você tem medo de aranhas? Então imagina saber que, se trabalhassem juntas, elas poderiam devorar todos os humanos do...
Pela primeira vez na história, fósseis de crocodilos foram encontrados em tumbas egípcias. Uma escavação comandada...
O número impressionante de 550 meteoros foi registrado por uma estação de monitoramento em Monte Castelo (SC) nas...