Sustentabilidade

Hospital cultiva alimentos sem agrotóxicos e oferece aos pacientes

Redação Hypeness - 26/07/2021

Há pouco mais de um ano, em março de 2020, a diretoria do Hospital São Camilo de São Paulo começou uma parceria inovadora e sustentável com o Instituto Kairós. Juntos, os dois grupos passaram a desenvolver o projeto Horta Urbana São Camilo, que produz alimentos agroecológicos destinados à alimentação de pacientes internados em alguns hospitais da rede. 

Ele tem uma horta na laje de casa com mais de 150 espécies de plantas

A plantação fica em uma área de 16 mil hectares próxima à unidade Granja Viana, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. Todo o projeto é tocado sem qualquer adição de agrotóxicos. Semanalmente, cerca de 50 caixas com produtos colhidos na horta são enviados também para as unidades de Pompéia, Santana e Ipiranga. 

Na Unidade Granja Viana, 100% das verduras são produzidas na horta, sem temperos artificiais, utilizando caldos para agregar sabor e valor nutricional às refeições. Os alimentos são usados integralmente, incluindo cascas e talos, com o objetivo de aproveitar o máximo de cada ingrediente e combater o desperdício”, conta Tatiana Bononi, supervisora de nutrição.

A horta urbana mais alta do mundo que fica no topo de um prédio em Nova York

A equipe do Hospital São Camilo no Centro de Treinamento do grupo.

Para continuar aprimorando o desenvolvimento dos funcionários dos hospitais, a Rede São Camilo também inaugurou um centro de treinamento para nutricionistas e cozinheiros em Granja Viana. 

Através de uma composteira, são gerados cerca de duas toneladas por mês de resíduos compostados desde junho. A horta também produz ao menos 30 espécies de plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANC, e mais de 85 tipos de verduras, legumes e frutas. 

Favela do RJ é dona da maior horta comunitária da América Latina, mostra Voz das Comunidades

Publicidade

Fotos: Hospital São Camilo de São Paulo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.