Viagem

A lendária floresta de plantas gigantes de Sakhalin, na Rússia

Vitor Paiva - 01/07/2021 | Atualizada em - 05/07/2021

A ilha de Sakhalin, localizada no extremo oriente da Rússia, é reconhecida como a maior ilha de toda a federação russa, mas se tornou lendária na região não tanto por sua dimensão enquanto ilha, mas sim pela dimensão de suas plantas: em Sakhalin, vegetais como. Trigo-sarraceno e a bardana podem alcançar alturas de mais de 5 metros – plantas que fora da ilha não passam da altura do joelho ou da cintura de um ser humano comum, na ilha que separa a Rússia do Japão superam em metros e metros sua dimensão comum.

As plantas gigantes da ilha de Sakhalin

As fotos reunidas sugerem um crescimento descomunal entre as plantas da ilha

-Jardim medicinal gigante no interior de SP reúne mais de 300 tipos de ervas

O cenário pode parecer mítico ou digno de lenda, mas as fotos publicadas originalmente pelo site Oddity Central e aqui reproduzidas provam que as plantas em Sakhalin são de fato descomunais – e gigantescas. Segundo consta, a flora da ilha  vem sendo estudada por especialistas da região, e há décadas pesquisadores do Instituto de Geologia Marinha e Geofísica da Academia Russa de Ciência se aproximaram de uma singular conclusão: a explicação pode estar nas profundezas dos mares, no mesmo ponto que provoca terremotos na região: as placas tectônicas.

As plantas gigantes da ilha de Sakhalin

Pesquisas sugerem que o gigantismo estaria ligado às fendas nas placas tectônicas

As plantas gigantes da ilha de Sakhalin

O calor excessivo seria um dos fatores apontados para o crescimento extraordinário

-Este grupo online dedicado a compartilhar as maravilhas da botânica é incrível

As plantas só crescem em tais dimensões em algumas partes da ilha, e a pesquisa sugere que o gigantismo das plantas estaria ligado a uma quantidade descomunal de calor e outras alterações provenientes das atividades tectônicas em tais partes.  As plantas gigantes crescem sobre o barro de certas partes alagadas localizadas sobre os pontos de falha das falhas na crosta terrestre, por onde grandes quantidades de calor e hidrocarbonetos de petróleo afetam a raiz das plantas.

As plantas gigantes da ilha de Sakhalin

O fenômeno foi também apontado em outras ilhas da região

-As árvores de São Francisco são (quase) esculturas naturais

Da mesma forma, grandes quantidades de cobre e cromo foram encontradas nas plantas, e igualmente identificadas como fatores determinantes para o crescimento extraordinário das espécies. O fenômeno não é exclusivo da ilha de Sakhalin, e supostamente ocorre também nas Ilhas Curilas e outras próximas do arquipélago japonês. A pesquisa foi publicada anos atrás pelo jornal russo Izvestia, mas até hoje, apesar das fotos, a própria veracidade das plantas é debatida nas redes: alguns afirmam que tudo não se trata do que parece em uma primeira leitura: uma mera lenda sobre plantas gigantes no extremo oriente.

As plantas gigantes da ilha de Sakhalin

Hidrocarbonetos de petróleo, cromo e cobre foram detectados nas plantas gigantes

Publicidade

© fotos: Oddity Central/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Empresa americana cobra R$ 630 mil por passeio de balão de 6 horas no espaço