Inovação

Inventaram uma haste plástica que promete curar soluços instantaneamente

Redação Hypeness - 01/07/2021

Prender a respiração, beber água, tomar um susto. Não faltam soluções caseiras para amenizar os soluços no mundo – o que mostra o quão incômodo pode ser esse problema. Infelizmente, poucos ou nenhum têm um histórico comprovado de eficiência.

Agora, felizmente, agora temos uma solução científica que promete acabar com esses espasmos irritantes em mais de 90% dos casos. Chamada de HiccAway, a invenção parece um simples pedaço de plástico em forma de L, mas há muito mais ali do que o objeto aparenta.

Quando começamos os soluços, nosso diafragma e músculos intercostais se contraem repentinamente, e a entrada abrupta de ar faz com que a abertura entre as pregas vocais produza aquele “soluço” que cada um de nós já experimentou pelo menos uma vez na vida.

Felizmente, simplesmente usar o HiccAway para beber um pouco de água de um copo aparentemente cura os soluços quase que instantaneamente.

Descrito como uma “ferramenta de sucção e deglutição inspiratória forçada”, o canudo possui um bocal em uma extremidade e uma tampa ajustável com uma válvula de pressão, em forma de um pequeno orifício, na outra.

A intensa sucção necessária para puxar a água pelo dispositivo requer que o nervo frênico desencadeie uma contração do diafragma, enquanto a deglutição da água envolve a ativação do nervo vago. São esses dois nervos os responsáveis ​​pelos soluços em primeiro lugar, então, ao mantê-los ocupados com outra coisa, evitamos que eles produzam o fenômeno irritante.

O Dr. Ali Seifi, um neurointensivista do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio, criou o design do HiccAway depois de ver a colher de sorvete McFlurry de seu filho. Na verdade, ele diz que as pessoas podem tentar fazer um com uma colher da sobremesa, fechando a maior parte do pequeno orifício no topo, para aumentar a pressão de sucção.

Ou você pode simplesmente comprar o autêntico por US $ 14. “Funciona instantaneamente e o efeito permanece por várias horas”, disse o Dr. Seifi ao jornal The Guardian, acrescentando que o HiccAway funciona essencialmente fazendo com que nosso cérebro se esqueça de manter o espasmo no diafragma.

Para avaliar a eficácia de sua invenção, o Dr. Seifi foi coautor de um estudo publicado na Rede JAMA, que analisou as respostas de 249 voluntários – mais de dois terços dos quais disseram ter soluços pelo menos uma vez por mês – que usaram o HiccAway. Os resultados mostraram que parou os soluços em 92% dos casos.

Para provar que seus dispositivos não são apenas um truque, Seifi está planejando um teste controlado randomizado padrão ouro com especialistas em soluços na Suíça e no Japão. Ele planeja testar as ferramentas HiccAway contra iscas de plástico, dando-as para quem sofre de soluços.

Publicidade

Foto destaque: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Unicamp disponibiliza gratuitamente 300 planos de aula para os ensinos Médio e Fundamental