Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A história do Ocidente é recheada de boas surpresas. Jeanne Baret é uma delas. De governanta a navegadora, essa mulher nascida no interior da França foi a primeira pessoa do sexo feminino a dar a volta ao mundo em um navio. Entretanto, por conta do machismo, ela só o fez porque estava disfarçada de homem nas expedições. Hoje, vamos contar um pouco da história dela.
– 1ª expedição espacial totalmente formada por mulheres é confirmada pela NASA
Nascida na Borgonha, Jeanne era caso raro para a sociedade francesa no geral: tratava-se de uma mulher que sabia ler e, antes mesmo da Revolução, dominava conhecimentos amplos sobre a botânica. Entretanto, a sua carreira profissional começou como governanta da residência de Philibert Commerson, um naturalista francês.
Jeanne Baret, exploradora e botanista francesa que foi a primeira mulher a dar uma volta ao mundo
Eles desenvolveram uma amizade longa e, quando Commerson se mudou para Paris, Jeanne o acompanhou para prestar serviços em sua casa. Segundo as fofocas da época, ambos chegaram a ter um filho juntos, mas não se tem confirmação oficial de que esse era o caso.
Em 1765, Commerson foi convidado a participar de uma expedição comandada por Louis Antoine de Bougainville. Sob ordens de Louis XIV, a Boudeuse e L’Etoile iriam zarpar de porto de Rochefort em 1766. Philibert iria chamar Jeanne para ser sua enfermeira, mas a coroa francesa impedia que mulheres embarcassem em expedições marítimas.
– Registros de uma expedição à Antártica no começo do século passado por Herbert Ponting
Jeanne então se alistou para a expedição como homem e foi junto de Commerson dar a volta ao mundo. Juntos, eles coletaram diversas espécies de plantas para a ciência francesa. Eles passaram por Montevidéu, Rio de Janeiro, Madagascar, Taiti e outra dezena de lugares ao redor de todo o planeta. O disfarce de Jeanne não durou muito, mas por suas relação íntima com Philibert, ela não foi punida.
Eles passaram mais de sete anos no mar. Posteriormente, após a morte de Philibert, Jeanne voltou à França e se tornou a cuidadora de um taverna em Paris e casou-se com um ex-oficial do Exército Francês. Jeanne foi uma das mais importantes mulheres da história da ciência da França. Em 1785, o governo do país reconheceu seus esforços e passou a lhe pagar uma pensão por seus serviços na expedição:
“Jeanne Barré, por meio de um disfarce, circunavegou o globo em um dos navios comandados por Sr. Bougainville. Ela dedicou-se, em particular, a ajudar o Sr. Commerson, naturalista e botânico, e compartilhou com grande coragem os trabalhos e os perigos desta jornada. Seu comportamento era exemplar e o Sr. Bougainville se refere a ela com todo mérito … Sua Senhoria tem sido gentil o suficiente para conceder a esta extraordinária mulher uma pensão de duzentas libras por ano a ser retirada do fundo para militares inválidos e esta pensão será paga a partir de 1 de Janeiro de 1785“, afirmava um documento oficial do Exército.
– Mulheres e calças: uma história não tão simples e um pouco mal contada
Ela faleceu em 1807 na vila de Saint-Aulaye, no sul da França. Ela foi homenageada ao nomear a espécie Solanum baretiae, uma planta similar ao tomate conhecida por suas belas flores.
Publicidade
Comida de hospital não costuma ser lá aquela coisa, né? Na maioria das vezes recebemos algo sem muito tempero, sem...
Nesta semana, a Airbnb anunciou que irá abandonar o mercado interno chinês. Com a decisão do governo em manter a...
Se a experiência for tranquila, é uma recordação pra toda a vida. Infelizmente, ela já correu mal pra muita gente....
Se você tem vertigem, não vai querer nem olhar esse post. Dos mais altos prédios e mirantes do mundo, esse post...
Um ouro olímpico pode brilhar não só no peito de uma campeã – ele pode também literalmente iluminar um vilarejo...
Há pouco mais de um ano, iniciamos o Nômades Digitais com o intuito de difundir e incentivar o trabalho remoto. Eis...
A instalação Cliffhanger foi desenvolvida no final do ano passado pelo grupo artista austríaco Steinbrener/Dempf...
Como não se apaixonar por pequenas e altamente charmosas casinhas no meio do campo, que parecem até ter saído de um...
Diante de uma fotografia do passado, uma imagem típica como de um cartão postal dos anos 1960, o fotógrafo Pablo...