Ciência

Jeff Bezos foi ao espaço ao lado de astronauta mais velha do mundo e que esperou 60 anos por sonho

Redação Hypeness - 20/07/2021

Os olhos do mundo acompanharam mais um feito de Jeff Bezos. Fundador da Amazon e homem mais rico do mundo, ele entrou no que deve se tornar a febre do século: viagens de turismo ao espaço

Bezos embarcou acompanhado de mais três passageiros, incluindo seu irmão Mark, para uma viagem ao espaço. Aconteceu nesta manhã, precisamente às 10h (horário de Brasília), a bordo do veículo espacial New Shepard, da Blue Origin. 

O voo de Jeff Bezos atingiu altitude de 100 quilômetros – 20 a mais do que Richard Branson, que também investiu quantia milionária para ir ao espaço -, em percurso que durou cerca de 11 minutos. O lançamento partiu das instalações da Blue Origin, em Van Horn, no Texas.

Leia também: Jeff Bezos recebeu pagamento anônimo de US$ 28 mi por viagem ao espaço

Bezos e Funk se apresentam para o lançamento na Blue Origin

O vôo de Wally Funk

Esqueça Jeff Bezos. O que mais emocionou na viagem ao espaço foi a presença da astronauta mais velha do mundo. Wally Funk, de 82 anos, realizou o sonho de cruzar a fronteira espacial depois de 60 anos. 

Wally tem uma vida inteira dedicada à pilotagem e viagens espaciais. Detalhe, ela fez tudo isso sem nunca ter ido ao espaço. Até se tornar convidada de honra de Jeff Bezos. A BBC fez uma longa reportagem sobre a trajetória de Wally, que é a primeira mulher investigadora de segurança na área para o Conselho Nacional de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês). 

Confira o momento do lançamento: 

 

Wally Funk tem histórias e experiência de sobra. A mulher mais velha a ir ao espaço possui quase 20 mil horas de voo acumuladas, além de ter ensinado por volta de 3 mil pessoas os prazeres de voar. O sonho de ir ao espaço veio depois de seis décadas.

Funk em cabine de comando de um avião de treinamento AT-6 no aeroporto de Hawthorne

– 1ª expedição espacial totalmente formada por mulheres é confirmada pela NASA

Wally Funk é inspiração para mulheres astronautas. Ou que sonham em adotar a profissão, mas ainda esbarram nas garras do machismo. A própria Wally sentiu isso na pele quando teve o sonho de ser a primeira mulher astronauta frustrada pela Nasa. A agência espacial norte-americana permitia apenas homens como pilotos de teste em jatos de alta velocidade. 

A presença de Funk é um marco para mulheres astronautas. Ainda extremamente sexista e dominado por homens brancos, o sonho de romper os limites da Terra está mais vivo com o feito de Wally, provando que sonhos não envelhecem mesmo. 

“‘Querido, essa foi a melhor coisa que me aconteceu'”, respondeu Funk sobre o que diria ao pousar de volta na Terra.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Orgasmo feminino: por que cada mulher tem uma maneira única de gozar, segundo a ciência